A configuração eletrônica de um átomo é a representação do arranjo de elétrons distribuídos entre as conchas e sub-conchas orbitais. ... Os elétrons de valência, elétrons na camada mais externa, são o fator determinante para a química única do elemento.
Notação da configuração eletrônica Para se dar a configuração eletrônica de um átomo, colocam-se os elétrons, primeiramente, nos subníveis de menor energia (estado fundamental). Deve-se observar a ordem energética dos subníveis de energia, que infelizmente não é igual à ordem geométrica.
Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.
A configuração eletrônica ou configuração eletrónica de um átomo ou íon é uma descrição da distribuição dos seus elétrons por nível de energia. As configurações eletrônicas descrevem cada elétron como se movendo independentemente em um orbital, em um campo médio criado por todos os outros orbitais.
[Xe] 6s2
Bário/Configuração eletrônica
Ar 3d10 4s2 4p1 Gálio/Configuração eletrônica
[Ne] 3s² 3p³
Fósforo/Configuração eletrônica
[Ar] 3d¹⁰ 4s² 4p³
Arsênio/Configuração eletrônica
[He] 2s2 2p1 Boro/Configuração eletrônica
A configuração eletrônica serve para mostrar tanto o número de elétrons em um átomo quanto o número de elétrons em cada orbital de forma mais clara. Os orbitais são listados em sequência, com o número de elétrons em cada um sobrescrito à direita do nome. A última configuração eletrônica é uma sucessão de nomes e sobrescritos orbitais.
No texto “Distribuição eletrônica” foi mostrado que a configuração eletrônica de um átomo, isto é, como os elétrons estão distribuídos nas camadas eletrônicas do átomo, é identificada por meio do diagrama criado por Linus Pauling, que é o mostrado abaixo:
Como ficará a sua distribuição eletrônica? Bem, a carga +2 indica que ele perdeu 2 elétrons, então basta retirar os dois elétrons no subnível 5s 2. A distribuição do íon Cd 2+ em ordem energética é dada por: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 4d10.
Essas configurações de elétrons são dadas para átomos neutros na fase gasosa, que não são as mesmas que as configurações de elétrons para os mesmos átomos em outros ambientes químicos. Em muitos casos, várias configurações estão dentro de uma pequena faixa de energia e as irregularidades mostradas acima são bastante irrelevantes quimicamente.
Quais são as linguagens de alto nível?
Quantos litros de água um pé de tomate consome por dia?
Quem transporta o colesterol no sangue?
O que precisa para fazer Topper?
Qual é a relação entre a evolução animal e a capacidade cerebral?
Como fazer para acender um LED?
O que acontece durante o crescimento secundário do caule?
Como fazer a franja com a prancha?
Como os neurônios guardam informações?
Como melhorar a fonte do Chrome?
Para que que serve fécula de mandioca?
Como fazer um cartaz de divulgação no celular?
Como ativar janela flutuante Android 10?