Quando o organismo é desafiado pela ingestão de alimentos com alto teor de sal, como ocorreu na pesquisa em laboratório, “o sistema nervoso tem sensores capazes de detectar este excesso, que resulta em alterações nas neurotransmissões entre núcleos que controlam a pressão sanguínea”.
Uma das mais importantes funções do controle nervoso da circulação é sua capacidade de causar aumentos rápidos da pressão arterial. Para isso, todas as funções vasoconstritoras e cardioaceleradoras do sistema nervoso simpático são estimuladas, ao mesmo tempo, em que ocorre a inibição dos sinais parassimpáticos.
Sabe-se que o SNA é constituído por um conjunto de neurônios que se encontram na medula e no tronco encefálico. Estes, através de gânglios periféricos, coordenam a atividade da musculatura lisa, da musculatura cardíaca e de inúmeras glândulas exócrinas.
O coração é o órgão muscular responsável por bombear o sangue para o nosso corpo. Quando o sangue é impulsionado, ele acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. Essa força é chamada de pressão arterial e pode ser definida como a pressão que o sangue em circulação exerce nas paredes de nossas artérias.
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.
Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.
A pesquisa, feita no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) junto com outras instituições, buscou compreender como os mecanismos neurais de controle da pressão arterial respondem a uma alta exposição ao sal no organismo desde a infância até a idade adulta.
A pergunta é de grande debate no meio científico. Antunes afirma que ambos os sistemas possuem participação no controle da pressão arterial.
O sistema nervoso autônomo (SNA) regula as respostas involuntárias do organismo, sendo responsável no controle de diversas funções vitais como: frequência cardíaca, contratilidade cardíaca, tônus da musculatura lisa, regulação da pressão arterial, secreções exócrinas e endócrinas, metabolismo intermediário, peristaltismo ...
Uma importante característica da inervação dos músculos pelo sistema nervoso autônomo é que - ao contrário da inervação somática, que apresenta regiões pré e pós sinápticas especializadas - suas terminações nervosas apresentam varicosidades onde o neurotransmissor vai se acumulando através de vesículas.
Como que se escreve Exterminador?
Quem inventou o óleo de cozinha?
Como é o sotaque do maranhense?
Como se lê um número com vírgula em inglês?
Como ir para Búzios de Cabo Frio?
Como se chama o curso de direito em inglês?
Quantas horas de Belém para Alter do Chão?
Como seria se o mundo falasse a mesma língua?
O que é 1 pessoa 2 pessoa e 3 Pessoa?
Como saber se tomei multa na Zona Azul?
O que a ansiedade causa na mente?
Como funciona o mercado de capitais?
Como funciona o CD da Netshoes?
Qual a quantidade permitida no bafômetro?
Como funciona uma máquina de chapisco?