O objetivo é reter a água dos produtos, mantendo a maciez e a qualidade deles. A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.
Por exemplo, uma prática comum usada para conservar carnes é salgá-la. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne.
Ao fazer com que a carne perca água, o sal acaba eliminando um dos principais elementos para a existência de fungos e bactérias, fazendo com que o “bife” dure muito mais.
O salgamento consiste em adicionar grande quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio) ao alimento. O sal desidrata o alimento e cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne-seca são conservados por esse processo.
Fatores pré abate que influenciam a proliferação microbiana em carnes A carne, apesar de ser uma excelente fonte de proteínas com um alto valor biológico e alta disponibilidade de aminoácidos, pode ser influenciada por fatores do pré abate, como por exemplo, raça, sexo, idade, entrada dos animais no matadouro e etapa ...
Você já se perguntou por que sal, açúcar e vinagre conservam os alimentos? A resposta está relacionada à famosa osmose, processo no qual ocorre a passagem de água de um meio hipotônico (com pouco soluto) para um meio hipertônico (com muito soluto)!
O sal retira a água da carne por osmose, que é um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém sal). ...
Esse tipo de tratamento térmico pode ser realizado de duas formas: pela pasteurização e pela esterilização.
Como assim? A carne possui uma membrana semipermeável que a reveste, quando adicionado sal, a água da carne ultrapassa esta membrana, é e absorvido pelo sal. Dessa forma há a transferência de água de um local menos concentrado para um mais concentrado, até que cheguem a um equilíbrio.
Convenhamos: uma refeição sem sal é mais fácil de consertar do que um prato salgado, não é mesmo? Basta adicionar um salzinho ao prato e voilà. Para evitar um prato salgadão, a chave do sucesso é ficar de olho no preparo mesmo! Enquanto estiver fazendo seu prato, vá adicionando o sal aos poucos e experimentando.
Em termos mais científicos, existem duas maneiras principais pelas quais o sal pode ajudar na preservação dos alimentos. Ele faz isso primeiramente ao retirar a umidade do alimento e posteriormente ao inibir o crescimento de bactérias e de outros microrganismos.
Se algum dia você precisar conservar um pedaço de carne crua ou algum outro alimento fresco por um certo período de tempo, mas não tiver à disposição algum refrigerador que possa fazer o trabalho de conservação, talvez o sal possa ser a melhor opção disponível para você!
Qual o mecanismo abaixo é considerado uma tesoura que corta alvos específicos dos genes?
Para que servem os moinhos de vento na Holanda?
Quais são os tipos de base de dados?
Como escolher disciplinas optativas?
Como se define a palavra música?
Quais são os crimes digitais próprios?
O que são partidos políticos e como funcionam?
Como é classificada a desnutrição?
Como se classifica o passageiro?
Para que servem os cartões de insight?
Como se classificam os compostos aromáticos *?
Como funciona pedido Mary Kay?
Qual a classificação da temperatura?
Como funciona os paradigmas educacionais?
Como funcionam os filtros de água?
Quais são as variáveis da segmentação de mercado?
O que representa as pequenas agulhadas ao redor do ímã Brainly?