O objetivo é reter a água dos produtos, mantendo a maciez e a qualidade deles. A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.
Por exemplo, uma prática comum usada para conservar carnes é salgá-la. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne.
Ao fazer com que a carne perca água, o sal acaba eliminando um dos principais elementos para a existência de fungos e bactérias, fazendo com que o “bife” dure muito mais.
O salgamento consiste em adicionar grande quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio) ao alimento. O sal desidrata o alimento e cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne-seca são conservados por esse processo.
Fatores pré abate que influenciam a proliferação microbiana em carnes A carne, apesar de ser uma excelente fonte de proteínas com um alto valor biológico e alta disponibilidade de aminoácidos, pode ser influenciada por fatores do pré abate, como por exemplo, raça, sexo, idade, entrada dos animais no matadouro e etapa ...
Você já se perguntou por que sal, açúcar e vinagre conservam os alimentos? A resposta está relacionada à famosa osmose, processo no qual ocorre a passagem de água de um meio hipotônico (com pouco soluto) para um meio hipertônico (com muito soluto)!
O sal retira a água da carne por osmose, que é um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém sal). ...
Esse tipo de tratamento térmico pode ser realizado de duas formas: pela pasteurização e pela esterilização.
Como assim? A carne possui uma membrana semipermeável que a reveste, quando adicionado sal, a água da carne ultrapassa esta membrana, é e absorvido pelo sal. Dessa forma há a transferência de água de um local menos concentrado para um mais concentrado, até que cheguem a um equilíbrio.
Convenhamos: uma refeição sem sal é mais fácil de consertar do que um prato salgado, não é mesmo? Basta adicionar um salzinho ao prato e voilà. Para evitar um prato salgadão, a chave do sucesso é ficar de olho no preparo mesmo! Enquanto estiver fazendo seu prato, vá adicionando o sal aos poucos e experimentando.
Em termos mais científicos, existem duas maneiras principais pelas quais o sal pode ajudar na preservação dos alimentos. Ele faz isso primeiramente ao retirar a umidade do alimento e posteriormente ao inibir o crescimento de bactérias e de outros microrganismos.
Se algum dia você precisar conservar um pedaço de carne crua ou algum outro alimento fresco por um certo período de tempo, mas não tiver à disposição algum refrigerador que possa fazer o trabalho de conservação, talvez o sal possa ser a melhor opção disponível para você!
Qual a melhor maneira de ensinar a Língua Portuguesa?
O que fazer para não ficar de ressaca?
Como se deu o surgimento da pólis?
Como beber cerveja e não ficar estufado?
Quais são as situações de bola ao alto?
Como nutrir o cabelo com luzes?
O que fazer no primeiro dia de aula em uma escola nova?
Como não ficar nervoso na hora de tocar na igreja?
Como funciona o terno do jogo do bicho?
Como emagrecer e não ficar com a barriga Flacida?
Como não ficar nervosa na frente da pessoa amada?
Porquê da cristais de gelo no sorvete?
É possível ganhar dinheiro no Kwai?
Como numerar páginas em arquivo PDF?