As ondas eletromagnéticas são aquelas capazes de se propagar no vácuo e formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético. Graças a esse tipo de onda as pessoas podem ver TV, acessar a internet, ouvir música e esquentar a comida no micro-ondas.
Confira alguns exemplos de ondas eletromagnéticas existentes e bastante usados em nosso cotidiano:
As ondas eletromagnéticas são produzidas quando cargas elétricas livres são aceleradas ou quando elétrons ligados a átomos e moléculas sofrem transições para estados de menor energia. ... Ao voltarem às suas órbitas originais, devolvem a energia absorvida em forma de luz (fóton).
Conclusão. A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas. Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente.
Alguns exemplos de ondas eletromagnéticas são: ondas de televisão, ondas de rádio, ondas de aparelhos celulares, internet, ultrassom, micro-ondas, raios-X, entre outros.
O espectro eletromagnético representa as faixas de frequências ou comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.
Em relação às ondas eletromagnéticas, podemos defini-las como sendo o conjunto de campos elétrico e magnético variáveis, perpendiculares entre si, que criam um ao outro, formando uma perturbação autossustentável que se propaga tanto pelo vácuo quanto em certos meios materiais.
As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético. Através das faixas desse mecanismo é possível verificar a distribuição da intensidade do eletromagnetismo. As ondas de rádio ficam na outra extremidade do espectro. São as mais baixas e, portanto, as mais compridas. As frequências desse tipo de onda eletromagnética são bastante baixas.
Amplitude . Em uma onda eletromagnética, duas grandezas estão oscilando: o campo elétrico e o campo magnético. Cada um desses campos possui uma amplitude que é dada pelo valor máximo de cada campo. Velocidade. A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio onde ela se propaga. Ela é medida, no SI, em metros por segundo.
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio onde ela se propaga. Ela é medida, no SI, em metros por segundo. Diversos experimentos demonstraram que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade, chamada velocidade da luz no vácuo e representada pela letra c.
Como funciona o microscópio Fotonico?
Como é o metabolismo das bactérias?
Qual a relação entre instituições financeiras e mercado financeiro?
Qual a origem do Quebra-cabeça?
Qual as características do metabolismo fotossintético de plantas CAM?
Quais estruturas formam o sistema límbico e quais suas funções em nossas emoções?
O que é mercado de balcão não organizado?
Por que o futebol é um mercado sinônimo de lucro?
Como lançar o Fies no Imposto de Renda 2020?
Como comprar ações antes do IPO?
Como é um microscópio eletrônico?
Quais jogos vem no mini game portátil?
Quantos pontos vale mini dólar?
Como funciona o leilão de veículos do Detran?
Quais os metais de sacrifício?