Os seres humanos ficam expostos aos resíduos de fármacos por meio da água potável e via alimentação, como os peixes. Nesse sentido, os resíduos de medicamentos também podem poluir águas superficiais e subterrâneas, solos e ar.
Formas de evitar contaminação ambiental de medicamentos Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.
O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.
Os fármacos são considerados potenciais contaminantes ambientais pois, sendo compostos biologicamente ativos, uma vez disseminados no solo e/ou fontes de água superficiais e/ou do subsolo são capazes de induzir os mais diversos efeitos sobre os organismos (Jorgensen et al., 2000).
As principais vias de contaminação de fármacos ao meio ambiente ocorrem do seu uso intencional, em que são eliminados por excreção após o consumo oral, injeção ou infusão; da remoção de medicação de uso tópico durante o banho; e o descarte de medicamentos vencidos ou não mais desejados no esgoto ou no lixo (CARVALHO et ...
Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar dependência, reações alérgicas e até a morte. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.
O descaso, além de agredir o meio ambiente agride, também, o bolso, pois é alto o custo que pagamos pelos excessos. Algumas alterações na rotina e uma melhor seleção na hora de comprar seus eletrodomésticos e eletrônicos, são fundamentais para proteger o meio ambiente. Confira:
Vamos apresentar, abaixo, 9 hábitos para você contribuir com o meio ambiente. Dentro de cada hábito, estão diversas atitudes e mudanças de comportamento que podem parecer simples, mas com certeza farão a diferença a longo prazo. Economizar água é, com certeza, uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente.
Atitudes simples e rotineiras podem fazer a diferença não só para preservar o planeta, mas recuperá-lo. Vamos apresentar, abaixo, 9 hábitos para você contribuir com o meio ambiente. Dentro de cada hábito, estão diversas atitudes e mudanças de comportamento que podem parecer simples, mas com certeza farão a diferença a longo prazo.
Fóruns também buscam conscientizar as pessoas que o cuidado com o meio ambiente não requer medidas drásticas, mas pode iniciar com ações individuais, pequenas e rotineiras.
Como se tornar investidor profissional?
O que é preciso para ser um analista de dados?
Qual o nome do profissional que faz Stand-up?
Como se cadastrar como fornecedor da Petrobras?
Como se tornar fisioterapeuta hospitalar?
O que justificou a divisão da Palestina?
É possível crescer depois dos 40 anos?
Quando acaba a medida provisória?
Quanto que fica para montar um lavador de caminhão?
Como ficou a situação do Paraguai após a guerra?
Como montar um altar para o dia dos mortos?
Como avaliar a pressão Intra-abdominal?
Porque não consigo ficar forte na academia?
Como criar stickers para WhatsApp?
Como ler os ingredientes dos industrializados?
Como ficou a progressão de regime nos crimes hediondos?