Nas produções textuais, o professor poderá sugerir diversas modalidades para o texto, trabalhando a questão da linguagem informal. Ele deverá ser construído utilizando-se de um linguajar caipira, ou ainda produzir um diálogo baseado na linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e outros.
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Sendo assim, trabalhar com a variação linguística em sala de aula significa preparar o falante de língua portuguesa para as possibilidades e adequações de enunciação possíveis a cada situação comunicativa.
Resumo: As questões que envolvem a variação linguística, sem dúvida, interferem nas relações em sala de aula e na qualidade de apropriação do saber, especialmente, no que se refere ao ensino de língua materna.
Considerando essa realidade, o nosso objetivo foi analisar, através de uma abordagem etnográfica, como o fenômeno da variação linguística é abordado em salas de aula do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Campo Maior – PI.
Desse modo, a sociolinguística e a diversidade na língua no ensino- -aprendizagem torna-se a disciplina que analisa as semelhanças em meio a língua e os elementos sociais.
Tem como jogar Super Mario no xbox one?
Porque o Play 2 tem entrada de internet?
Como tirar a flacidez da pálpebra?
Como eliminar ruídos do som profissional?
Como negociar com as transportadoras?
O que é bike com eixo passante?
O que é uma outorga de escritura?
Como tirar ruído do som do notebook?
Como tirar rótulo de embalagem de vidro?
O que pode acontecer com o fiador do FIES?
Como negociar na hora da compra?
Como são as moscas quando nascem?
Como faço para negativar um cheque?
Como negociar dívida de cartão no Banco do Brasil?