A LDL, uma lipoproteína de baixa densidade rica em colesterol e ésteres de colesterol liga-se a um receptor específico na membrana e inicia o processo de endocitose trazendo a LDL e seu receptor associado para o interior da célula dentro de um endossomo.
O colesterol é um tipo de esteroide – lipídios constituídos por quatro anéis de carbono ligados a grupos químicos variáveis – que pode ser sintetizado no fígado ou obtido na alimentação. Ele está presente na membrana das células animais, além de ser precursor de outros esteroides, como os hormônios sexuais.
O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.
Com aparência e textura de uma cera macia, o colesterol é um composto químico da família do álcool, essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.
Ele é um componente importante da membrana plasmática das células, das membranas das organelas celulares e da bainha de mielina dos neurônios. Além disso, também atua como precursor dos sais biliares e da vitamina D e também é utilizado na síntese de alguns hormônios.
Sua função é levar o colesterol até os tecidos. ⇒ HDL (sigla do inglês para High Density Lipoprotein, ou proteína de alta densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de proteína que de gordura. Sua função é levar o colesterol dos tecidos até o fígado, para posterior excreção.
Também a concentração de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídios adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.
O colesterol tem importantes funções no organismo, sendo portanto essencial manter um suprimento contínuo desse lipídio. Ele compõe as membranas das células, onde ajuda a regular sua fluidez. A partir dele são formados os hormônios esteroides (hormônios sexuais, como progesterona e testosterona), os ácidos biliares (bile) e a vitamina D.
Já o LDL, conhecido como “ruim”, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
Os níveis de colesterol podem ser controlados por meio de uma dieta adequada, dando-se ênfase, principalmente, aos níveis de gordura.
O colesterol é obtido através da dieta em alimentos de origem animal, como carnes e ovos. Além da alimentação o colesterol também é sintetizado no corpo, principalmente no fígado, mas também em outros tecidos onde é necessário.
Qual o melhor chá para quem tem triglicérides?
Quais exames fazer depois do sexo?
O que a liberdade traz consigo?
Como formatar textbox para moeda C#?
Quais medicamentos não tomar com fluoxetina?
Qual é a diferença entre legalidade e legitimidade?
Qual é a medida de um litro de vinho?
Qual a função do capitão de mar e guerra?
Quando um servidor pode ser transferido?
Como receber SMS do Banco Itaú?
Como calcular idade gestacional pelo CCN?
Pode encher os balões da festa um dia antes?
Quais as características da força que determinam seus efeitos?
Como a sociedade vê a figura do professor hoje?
O que é um fichamento exemplo?