A LDL, uma lipoproteína de baixa densidade rica em colesterol e ésteres de colesterol liga-se a um receptor específico na membrana e inicia o processo de endocitose trazendo a LDL e seu receptor associado para o interior da célula dentro de um endossomo.
O colesterol é um tipo de esteroide – lipídios constituídos por quatro anéis de carbono ligados a grupos químicos variáveis – que pode ser sintetizado no fígado ou obtido na alimentação. Ele está presente na membrana das células animais, além de ser precursor de outros esteroides, como os hormônios sexuais.
O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.
Com aparência e textura de uma cera macia, o colesterol é um composto químico da família do álcool, essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.
Ele é um componente importante da membrana plasmática das células, das membranas das organelas celulares e da bainha de mielina dos neurônios. Além disso, também atua como precursor dos sais biliares e da vitamina D e também é utilizado na síntese de alguns hormônios.
Sua função é levar o colesterol até os tecidos. ⇒ HDL (sigla do inglês para High Density Lipoprotein, ou proteína de alta densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de proteína que de gordura. Sua função é levar o colesterol dos tecidos até o fígado, para posterior excreção.
Também a concentração de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídios adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.
O colesterol tem importantes funções no organismo, sendo portanto essencial manter um suprimento contínuo desse lipídio. Ele compõe as membranas das células, onde ajuda a regular sua fluidez. A partir dele são formados os hormônios esteroides (hormônios sexuais, como progesterona e testosterona), os ácidos biliares (bile) e a vitamina D.
Já o LDL, conhecido como “ruim”, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
Os níveis de colesterol podem ser controlados por meio de uma dieta adequada, dando-se ênfase, principalmente, aos níveis de gordura.
O colesterol é obtido através da dieta em alimentos de origem animal, como carnes e ovos. Além da alimentação o colesterol também é sintetizado no corpo, principalmente no fígado, mas também em outros tecidos onde é necessário.
Como o estudo das rochas podem ajudar a entender melhor a história dos seres humanos na Terra?
O que causou o declínio do fordismo?
Qual a importância da ecdise para os artrópodes?
Como lidar com o início de um relacionamento?
Quando surgiu o esporte no mundo?
Por que o fogo estava em poder dos urubus?
O que é preciso para provar tortura?
Quando e como o folguedo do boi acontece em diferentes estados do Brasil?
Como se comunicar de forma clara e objetiva?
Como o fogo transformou o modo de vida dos primeiros agrupamentos?
O que é deficiência auditiva e visual?
O que mais reprova na entrevista de emprego?
Qual o número do INSS para agendamento?
O que conversar com pessoas de outros países?
Como os meios de transporte podem prejudicar o meio ambiente?