Em tempos antigos os Guarani não sabiam acender fogo. Na verdade eles sabiam apenas que existia o fogo, mas comiam alimentos crus, pois o fogo estava em poder dos urubus. O fogo estava com estas aves porque foram elas que primeiro descobriram um jeito de se apossar das brasas da grande fogueira do sol.
Homo erectus
Diversos estudos sustentam que o fogo já era usado pelo Homo erectus, espécie que viveu de 1,9 milhão de anos a menos de 500.000 anos atrás.
Um dia, o grande herói Apopocúva retornou de uma longa viagem que fizera. Seu nome era Nhanderequeí, guerreiro respeitado por todo o povo, decidiu que iria roubar o fogo dos urubus.
A mitologia tupi-guarani é o conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos diversos povos tupi-guaranis, antigos e atuais. Juntamente com as cosmogonias (narrativas de criação do universo), as antropogonias (sobre a criação da humanidade) e os rituais são parte das religiões destes povos.
Assim como os mitos quando relacionados às sociedades indígenas proporcionam explicações sobre a sua origem, levando os indígenas a manter uma forte ligação com seu habitat e tradições, o que os levam a uma busca de como viviam seus antepassados, de como eles vivem no presente e como poderá ser no futuro.
De fato, o fogo é uma das forças mais importantes do nosso mundo, desempenhando um papel importantíssimo em toda a história humana. Mas como ele foi descoberto? O fogo que conhecemos é basicamente a reação química proveniente do oxigênio e de uma fonte de combustível.
O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição. Esse animal contribui, portanto, para a limpeza do meio ambiente. Os urubus são aves da família Cathartidae, mesma família dos condores.
A partir deste momento, o primeiro passo foi dado para que o homem levasse o fogo até sua habitação. Por meio de uma tocha com uma haste de madeira e alguns gravetos a chama incandescente era levada de seu lugar natural até a caverna ou acampamento, onde o fogo poderia ser mantido indefinidamente, como uma fonte constante de calor, luz e proteção.
No total, existem sete espécies de urubus no mundo, e cinco delas são encontradas no Brasil. As espécies encontradas em nosso país são: urubu-de-cabeça-preta ( Coragyps atratus ), urubu-de-cabeça-vermelha ( Cathartes aura ), urubu-de-cabeça-amarela ( Cathartes burrovianus ), urubu-rei ( Sarcoramphus papa) e urubu-da-mata ( Cathartes melambrotus ).
Como calcular a deformação elástica?
Quanto tempo dura hortelã na geladeira?
Quanto dá de juros 370 milhões na poupança?
Quais são as faixas que permitem ultrapassagem?
Como se diz menino em Curitiba?
Qual o melhor exemplo de ação social tradicional?
Quais as principais características do período pré-homérico?
Quais as áreas que um maquiador pode atuar?
O que significa a expressão perder de vista?
Como acalmar idoso com demência?
Qual o valor do auxílio-doença por depressão?
O que são íons é como são classificados?
Quais foram as riquezas geradas pela borracha?
Quais são as características importantes da religião na sociedade egípcia?
Para que servem os endereços privados e quais as faixas de endereços privados das classes A BEC?