O Cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Através de um filme representa-se algo, seja uma realidade percebida e interpretada, ou seja um mundo imaginário livremente criado pelos autores de um filme.
A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”. ... A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.
Cinetoscópio. Foi lançado em 1894, por uma fábrica comandada por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Era uma máquina em que se assistia filmes de curta duração individualmente e só foi possível porque Thomas criou uma película de celulose capaz de armazenar imagens.
Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.
O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. “Ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais” (DUARTE, 2002. Cinema & Educação.
A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.
A ''Sétima Arte'', nome pelo qual também é conhecido o Cinema nos dias de hoje, foi criada em 1895 contando com o primeiro projetor cinematográfico, inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumiére, desde então foi sendo aperfeiçoado e passando por diversas fases, sendo um filho de seu tempo e contexto social; O Cinema ...
Uma última relação possível entre Cinema e História – para além de seu papel como expressão, representação e tecnologia – vincula-se ao facto de que o Cinema também pode corresponder a uma acção que interfere na História (não mais a História no sentido de campo do saber, mas a própria História realizada pelos homens na sua vida social).
Vale dizer, o cinema é produto da História – e, como todo o produto, um excelente meio para a observação do lugar que o produz, isto é, a sociedade que o contextualiza, que define a sua própria linguagem possível, que estabelece os seus fazeres, que institui as suas temáticas.
A partir dessas primeiras experiências, o cinema se descobre e revela, começa a inventar a sua linguagem, e teremos depois os aportes de Eisenstein, Griffith, Bela Balàz entre muitos outros, se inventa a montagem, a formulação de um roteiro, ou seja, o cinema se reinventa, se potencializa, e o público responde com um interesse enorme.
Apresentado ao público em 1895, o cinematógrafo era uma máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, também projetá-lo
Como fazer coração no teclado do notebook?
Como fazer uma denúncia no Disque 100 pela internet?
Quais são as desvantagens da globalização?
O que faz um subgerente de loja?
O que é parcelado vendedor é parcelado comprador?
Para que serve a vacina Bronchi para cachorro?
Qual a diferença entre salvar e exportar?
Como montar um projeto de pesquisa para TCC?
Como aumentar a eficiência do ciclo de Carnot?
Qual a função fisiológica do sistema nervoso?
Qual cidade é maior Bauru ou Marília?
Quem é o aluno mais forte da 1 a?
O que é professor de educação básica PEB 1?