O cianeto tem boa absorção respiratória e gastrintestinal, com rápida distribuição pelo sangue. O cianeto liga-se avidamente ao íon férrico (Fe3 +) da citocromo oxidase a3, bloqueando a fosforilação oxidativa. A célula deve, então, mudar para o metabolismo anaeróbico da glicose para gerar ATP.
O cianeto tem uma grande afinidade pelo Fe3+, mas não pelo Fe2+. Ele se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado ferroso. Isso bloqueia toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.
03 – (FGV/2013) O cianeto é uma toxina que atua bloqueando a última das três etapas do processo respiratório aeróbico, impedindo, portanto, a produção de ATP, molécula responsável pelo abastecimento energético de nosso organismo.
Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
Como age o cianeto em nosso organismo? O cianeto é um composto extremamente tóxico, e atua desativando as enzimas que contem ferro FE+++, produzindo anóxia devido a ligação ao sítio ativo do citocromo c oxidase – proteína terminal na cadeia de transporte de elétrons na membrana mitocondrial.
Na respiração celular, a obtenção de energia ocorre com a oxidação de uma molécula orgânica, geralmente a glicose, liberando energia. Parte dessa energia é armazenada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), e parte é liberada na forma de calor.
Respiração Celular Acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia. Pode ser realizado de duas formas: a respiração aeróbica (na presença do gás oxigênio do ambiente) e a respiração anaeróbica (sem o oxigênio).
Esse processo pode ser dividido em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. Em geral, o termo respiração celular é utilizado pelos bioquímicos para representar as fases dois e três, etapas que ocorrem nas mitocôndrias.
A respiração celular anaeróbica são os eventos realizados para a geração de ATP que não utilizam o oxigênio e a aeróbica o contrário, utiliza essa molécula na produção do ATP.
Nesta membrana interna há várias proteínas transmembrana, um composto orgânico chamado de coenzima Q e várias proteínas com átomos de cobre ou ferro, que são chamadas de citocromos. Todas estas proteínas formam um circuito que irá realizar as reações necessárias para que esta etapa da respiração celular ocorra.
Como calcular o número de combinações?
Qual o tamanho da forma de bolo número 5?
Como funcionam as aulas de um mestrado?
Qual o objetivo da desnaturação?
Quem geralmente envia um cartão postal?
Porque é importante falar de sustentabilidade?
Que que é uma conjunção adversativa?
O que é e onde ocorre a glicose?
Quais foram as principais consequências da Revolução de 1932?
Qual a marca de ar-condicionado mais vendido no Brasil?
Quantas línguas indígenas existiam no Brasil em 1500?
Quanto custa um goleiro de aluguel?