Para se tornar um psicopedagogo é necessário fazer uma Pós-graduação ou faculdade de Psicopedagogia. A área é dividida em Clínica e Institucional. Paloma Evangelista Alvarenga é psicopedagoga com experiência na área institucional.
O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação. Esse processo é influenciado por uma diversidade de fatores: ambientais, cognitivos, emocionais e afetivos – uma mistura de elementos internos e externos.
Esse será o caminho do psicopedagogo de sucesso, pois existe uma enorme diferença entre ter um diploma de Psicopedagogia e ser um Psicopedagogo.
Ser um psicopedagogo é muito mais do que dominar técnicas de psicologia e/ou pedagogia. É sempre estar se atualizando nos assuntos que permitem compreender a criança na maioria de suas manifestações, tanto psíquicas, quanto motoras, sociais, biológicas.
Em psicopedagogia a sessão é vista como um processo de investigação e observação, onde deve-se a partir de diversos recursos ser montado um grande quebra-cabeças para compreensão da queixa apresentada.
Para quem quer seguir a carreira de Psicopedagogia, o mais comum é concluir uma formação prévia em alguma área correlata, como Pedagogia, Psicologia ou Fonoaudiologia, entre outras. Conheça algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que possuem cursos de graduação relacionados à Psicopedagogia:
Qual é a diferença entre o aluno e estudante?
Qual a melhor pomada para piercing inflamado?
Qual melhor multivitamínico 2021?
Quantos vinhos posso levar na bagagem de mão?
O que acontece com o corpo se comer banana todos os dias?
O que significa quando o colo do útero está fechado?
São exemplos de medidas de dispersão exceto?
Quanto custa um café da manhã em Paris?
Como calcular o ângulo de inclinação de uma reta?
Quais são as características morfológicas das células em necrose Coagulativa?
O que são medidas antropométricas qual o objetivo é quem realiza?
Quando está em jejum pode beber água?
Quais são os exames de retorno ao trabalho?