Puxar para fora e para baixo é a maneira que os bezerros naturalmente nascem. A pélvis da vaca (sem mencionar a gravidade) naturalmente obriga o bezerro a ir para baixo e para fora enquanto estão sendo expelidos. Puxar dessa maneira reduz a pressão sobre a pélvis da vaca, e permite que o parto seja mais fácil.
Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade
As causas do nascimento de bezerros fracos e pequenos são várias, a principal é a subnutrição da vaca gestante. Vacas prenhes, principalmente nos 3 últimos meses de gestação, devem receber alimentação suficiente para assegurar o desenvolvimento normal do feto.
Se uma vaca produz um bezerro a cada 15 meses, isto significa dizer que por ano ela produz 0,75 bezerro. Se o intervalo for de 14 meses, isto significa 0,83 bezerro por ano e se for de 13 meses, produz-se 0,92 bezerro por ano.
As vacas podem levar 4 horas para parir, e as novilhas até 6 horas. O parto normal inicia com a apresentação das patas dianteiras do bezerro primeiro, seguida da cabeça, ombros, costado e membros posteriores. O bezerro deve estar com a coluna voltada para cima.
Amamente o bezerro O colostro, que é o primeiro leite da vaca pós-parto, é indispensável para o bezerro, por conter elementos importantes para o seu desenvolvimento. O ideal é alimentar o bezerro com esse leite nas primeiras 12 horas depois de seu nascimento.
colostro
O colostro é o primeiro alimento que o bezerro consome ao nascer e possui um grande valor nutritivo. Ele é a primeira “vacina” que o bezerro recebe. Principalmente porque, nos bovinos, a passagem de imunidade da mãe para o filho dificilmente ocorre pela placenta, deixando o bezerro praticamente desprotegido ao nascer.
Vários motivos podem tornar um bezerro fraco. Desde a falta de acesso ao colostro nas primeiras horas de vida, desidratação, diarreia. O monitoramento dos animais logo que nascem e nas primeiras semanas de vida dá condições ao produtor prevenir mais que doenças, mas evitar também o sofrimento do animal.
Os bezerros nascem com baixa imunidade e precisam de cuidados especiais nas primeiras horas de vida. ... Alguns motivos podem ser os responsáveis pela falta de locomoção dos bezerros. Quando o animal não levanta, deixa de ir até a matriz para se alimentar. Com isso, o quadro de desnutrição pode acontecer.
Também se conhece como bezerro a pele de um vitelo que se encontra curtida e que pode ser usada na fabricação de calçado e uma planta também chamada de taioba. No Brasil, usa-se muito a palavra bezerro na expressão “chorar como um bezerro desmamado” que significa chorar muito e alto.
Para que haja o ganho de peso adequado, as espécies precisam ser de alta qualidade. Ou seja, com um bom teor de fibras e proteínas e que possibilitem uma digestão adequada. Quando a estação de monta é mais curta, o nascimento dos bezerros ocorre no período entre julho a setembro.
Ela deve começar no período da gestação da vaca, pois assim o colostro produzido será nutritivo o suficiente, apresentando altos níveis de anticorpos necessários ao filhote, quanto após o parto. Pois, o bezerro deve receber uma dieta balanceada composta por leite, alimentos concentrados, feno e capim.
A quantidade recomendada é de 20% do peso vivo do bezerro. Algumas pesquisas recentes mostram que uma segunda administração de colostragem, após 12 horas do nascimento, contendo 14 a 15% do peso do animal, pode trazer excelentes resultados.
Como os cachorros sabem quando estamos tristes?
O que atrai pernilongo no ambiente?
Quais as principais causas da crise ambiental?
Quais são os tipos de tecido adiposo e respectivas características?
O que assistir quando estiver no tédio?
Qual fibra elimina gordura nas fezes?
Que valores éticos e morais não podem faltar na construção de uma nova sociedade?
Qual cirurgia é mais segura PRK ou LASIK?
O que o vinagre de maçã faz no sangue?
Como a esquizofrenia funciona?
Qual banco olha o score Boa Vista?
Como usar o creme revelador protetor?
Qual o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho?