Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
Afeta a higiene bucal
Mesmo que você faça a escovação correta e uso fio dental, ainda é possível existir restos de alimentos entre o aparelho e os dentes. Se esse tipo de sujeira for acumulando por muito tempo, é possível que surjam problemas como mau hálito, tártaro, cárie e até gengivite.
Com isso, a idade mínima geralmente é de 5 anos de idade, mas pode ser também a partir dos 7 anos, a depender do caso e do nível de entendimento de cada criança. O importante é a visita ao ortodontista a partir dos 5 anos na maioria dos casos.
Olá. Esse tempo de seis anos é muito tempo para se usar um aparelho ortodôntico, precisa avaliar o motivo desse tempo, pois não é normal isso. Eventualmente o uso prolongado e o excesso de forças de movimentação sobre os dentes pode provocar sequelas sim, dentre elas a reabsorção das raizes.
Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.
43 curiosidades que você vai gostar
Mas usar aparelho por tanto tempo assim (4 anos) não é normal não. Por que esse tempo tão demorado? Volte ao ortodontista para verificar certinho e ver se precisa tirar o aparelho ou continuar o tratamento. Ou procure outro ortodontista.
Não existe um intervalo fixo entre manutenções. Normalmente, acontece um vez por mês. Porém, seu dentista pode realizar procedimentos, em que precise acompanhar com intervalos menores ou maiores. No tratamento com aparelho fixo convencional, o intervalo de tempo devem ser maior que 21 dias.
“Normalmente esta troca é realizada no mínimo a cada 21 dias”, afirma Francine. Esse é o tempo necessário para que se inicie o processo de movimentação ortodôntica sem que ocorram prejuízos aos dentes e tecidos adjacentes.
Em primeiro lugar não fazer a manutenção indicada por seu ortodontista pode atrasar o seu tratamento, ou seja, prolongar o tratamento e permanecer por mais tempo com o aparelho. Isso se não provocar outros danos na região bucal, seja nos ossos ou até mesmo, ao invés de alinhar, deixá-los mais tortos.
Aparelho Ortodôntico: saiba os riscos de abandonar o tratamentoProblemas ocasionados pelo abandono do Tratamento Ortodôntico.Os dentes podem sofrer movimentações indesejadas.Surgimento de doenças bucais.Escurecimento dos dentes.
O aparelho ortodôntico deve ser usado por no mínimo 12 meses. De forma geral, um tratamento ortodôntico dura em média de 12 a 24 meses.
Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e Daniele explica que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.
Deixar um problema ortodôntico sem o devido tratamento pode levar a graves prejuízos à saúde bucal, pois favorecem o desenvolvimento de doenças periodontais, além de deixar a arcada dentária mais exposta a traumas externos e causar desgaste nas superfícies.
Pode acontecer de o paciente precisar interromper o tratamento ortodôntico por diversos motivos e, por isso, todo dentista deve se preparar para esse tipo de situação. O termo de desistência do tratamento ortodôntico é um documento que tem esse papel de preparar dentista e paciente para possíveis imprevistos.
Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais. Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.
Retirar o aparelho ortodôntico traz, sim, custos adicionais aos já dispendidos durante os meses e anos em tratamento, mas é essencial para recuperar a cor e brilho dos dentes, sem riscos para danos na superfície de esmalte dos seus dentes e seu novo sorriso. Ainda em dúvida?
Mudar de ortodontista pode prejudicar o tratamento ortodôntico do aparelho? O mais aconselhável é que o paciente permaneça com o mesmo profissional para realizar as manutenções do aparelho e acompanhar todo o tratamento de perto.
"Quando o prestador do serviço descumpre as normas do contrato, o consumidor pode romper o vínculo sem o pagamento de multa, mesmo com a fidelização ainda valendo.
É possível sim remover o aparelho antes de terminar o tratamento. Em casos onde a família está sem condições de manter o tratamento é melhor remover do que ficar vários meses com o aparelho e sem realizar as manutenções. Procure seu dentista, converse com ele sobre as possibilidades.
A manutenção do aparelho dentário tem como principal função ativar o aparelho. Isto é, o dentista coloca nos dentes a força necessária para que eles façam a movimentação desejada. O movimento dentário causa reabsorção óssea de um lado da raiz do dente e uma aposição óssea do lado oposto.
O tempo de manutenção varia conforme o tipo de aparelho e o diagnóstico do paciente. A maioria dos casos, no entanto, a manutenção do aparelho ortodôntico ocorre a cada 30 dias.
Manutenções mensais
A manutenção mensal tem um valor que poderá variar entre R$ 100,00 a R$ 250,00, dependendo do tipo de aparelho.
Qual é o prazo prescricional para petição de herança?
Para que serve o exame de fundo de olho?
Como funciona aposentadoria para PCD?
Como escrever objetos da casa em inglês?
O que é expressão algébrica equivalente?
O que mudou na aposentadoria do servidor público?
Qual o combustível de um tanque de guerra?
Quem tem direito a incorporação de gratificação de função?
Como quebrar castanha macadâmia?
Quantas escolas particulares têm na Bahia?
Como quebrar a dormência do coco babaçu?
Porque a vela de ignição quebra vidro?
Como é a cicatriz do Marca-passo?