A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.
De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
Nomenclatura dos Alcanos
Alcanos são hidrocarbonetos de ligações simples. Para identificar um alcano ramificado, a cadeia de carbonos deve ter apenas ligações simples. Primeiro você dá a ramificação, depois adiciona o prefixo (met, et, prop, but...), depois o infixo (an, in, en, dien...
Na nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados é necessário escolher a cadeia principal. No caso dos hidrocarbonetos cíclicos, apenas se acrescenta o prefixo “ciclo”.
Assim, os alcenos são nomeados como sufixo –eno, que indica a dupla ligação. Além disso, a posição da dupla ligação deve ser indicada. Este número antecede o nome do alceno e indica o átomo de carbono onde se inicia a ligação. A cadeia carbônica começa a ser numerada a partir do extremo mais próximo da ligação dupla.
O sufixo "ano" é adicionado ao final de cada nome para identificar a molécula como um alcano. Assim, pentano é um alcano com cinco átomos de carbono, hexano é um alcano com seis átomos de carbono, e assim por diante. Os alcanos formam a base de nomenclatura para todos os outros compostos orgânicos.
O que é flebite na enfermagem?
Como acessar câmeras de segurança pública?
Quantos dias demora para secar uma coluna?
Pode girar o brinco na orelha?
Qual o fio ideal para aterramento?
Como conseguir visto de trabalho para o canada?
Quanto ganha um músico de rua no Brasil?
Qual o melhor horário para tomar climene?
Quem são as pessoas da classe C?
Qual o meme Nicolas Cagezinho?
Pode enviar comida pelo correio internacional?
Quantos gigas tem o Red Dead Redemption?
Quais são os cargos da área administrativa?