O tratamento da luxação é feito com o uso de analgésicos para suportar a dor, que devem ser indicados pelo médico, e com a "redução" da luxação, que consiste em posicionar o osso devidamente no seu lugar. Isto só deve ser feito pelos médicos, visto que é um procedimento perigoso, que requer prática clínica.
Geralmente, a dor da luxação melhora quando a articulação é reposicionada. No entanto, caso a dor permaneça, o ortopedista pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.
Pode ocorrer luxação do joelho quando a parte inferior da perna for empurrada para frente além dos limites normais da articulação do joelho (hiperestendendo o joelho). Nesses casos, a tíbia é empurrada para frente do fêmur. A tíbia também pode ser empurrada para trás do fêmur ou para um dos lados.
A luxação do joelho ocorre quando os ossos da perna (tíbia e fíbula) são deslocados em relação ao osso da coxa (fêmur). A lesão de três ou dos quatro ligamentos principais do joelho (Cruzado Anterior, Cruzado Posterior, colateral Medial e Colateral lateral) é indicativo da ocorrência de uma luxação do joelho.
Clinicamente, o joelho pode apresentar luxação com deformidade evidente ao exame físico, porém, existem casos em que o joelho apresenta uma luxação considerada silenciosa, em que é importante que se avalie mais o histórico e também faça uma verificação adequada para identificar qualquer lesão vascular.
Apesar de ser mais incomum, a luxação no joelho pode deixar sequelas graves ou até mesmo causar a perda do membro acometido devido aos danos gerados nas estruturas neurológicas e vasculares. Os sintomas podem ser bastante aparentes, principalmente após o trauma, ou mais sutis.
Pare de fazer qualquer atividade e descanse o joelho. Se a lesão tiver ocorrido durante um evento esportivo ou alguma outra atividade, pare imediatamente e descanse a articulação. Se ainda tiver um pouco de movimento no local, peça para alguém ajudá-lo a andar até o local mais próximo para sentar e descanse o máximo possível.
Para acelerar a recuperação da luxação e evitar agravamento da lesão é importante ter alguns cuidados como: Não andar de carro durante as primeiras 2 semanas, para evitar que o balanço do carro mova a articulação; Evitar fazer movimentos bruscos com o membro afetado, mesmo após retirar a imobilização, especialmente nos primeiros 2 meses;
Quem pode cobrar cheque endossado?
O que a radiação pode causar no organismo humano?
Quais exames laboratoriais O neurologista pede?
Qual tipo sanguíneo do meu filho?
O que aumenta a massa muscular proteína ou carboidrato?
Porquê o Windows é melhor que o Linux?
O que é método global na educação física?
O que jogar com papel e caneta?
Como ter uma pele bonita aos 50 anos?
Quanto ganha por código no Kwai?
Qual o melhor ramo da engenharia civil?
O que é o sistema filogenético?