Especificamente em leguminosas, a imersão em água diminui os teores de fitato. Isso justamente porque ele também se concentra em larga escala no exterior desses alimentos. Segundo um estudo, imergir ervilhas em água por 12 horas reduziu em 9% esse inibidor (11).
Muitos antinutrientes são solúveis em água, dissolvendo-se quando os alimentos são deixados de molho. Por exemplo, a imersão de leguminosas em água reduz a quantidade de antinutrientes.
Os animais têm essa inteligência instintiva, se alimentam dos brotos, a fase de maior absorção de nutrientes. Então deixe os alimentos de molho em água fora da geladeira. Quanto mais quente o ambiente, mais rápido os fitatos vão se soltar. Uma acidez na água acelera o processo: limão, vinagre.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas.
Comer brotos de sementes (como brotos de feijão) também elimina os fitatos, já que a planta produz enzimas (fitase) para dispor do fosfato durante o crescimento.
Vinagre pode ser um grande aliado na limpeza dos vegetais O produto ajuda a eliminar os antinutrientes e sujeiras presentes nos vegetais, deixando-os prontos para o preparo de saladas e outras receitas.
Como reduzir os antinutrientes no feijão? É aí que entra a importância do remolho. Como os feijões comercializados atualmente cozinham mais rápido do que os de 30 ou 40 anos atrás e as novas panelas de pressão aceleram ainda mais o processo, muitas pessoas abandonaram o hábito de colocar os grãos de molho.
Deixe os alimentos de molho para remover os antinutrientes O principal truque para evitar os antinutrientes na dieta é deixar os alimentos de molho durante bastante tempo. Assim, eles liberam sujeiras e substâncias maléficas que devem ser descartadas antes do preparo.
Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
Como você pode ver, há vários alimentos ricos em fitatos, e todos eles são alimentos bastante saudáveis.
Como dito anteriormente, os fitatos prejudicam a absorção do zinco, ferro e em menor grau, do cálcio. Isso se aplica apenas a uma única refeição e não na absorção geral dos nutrientes ao longo do dia, o que quer dizer que ele reduz a absorção dos minerais durante a refeição, mas não afeta as outras.
Dizer que os alimentos ricos em fitatos são “insalubres” simplesmente devido ao seu conteúdo de ácido fítico não é verdade, principalmente quando os seus possíveis efeitos negativos na assimilação de minerais podem ser compensados pelos seus benefícios para a saúde.
Qual o benefício da picada de marimbondo?
Quantos km fica uma plataforma de petróleo?
O que passar na madeira para tirar riscos?
Quando administrar insulina regular?
Como que é o trabalho no campo?
Qual o objetivo do Código de Ética médica?
Como saber se eu tenho multa no meu nome?
Em quais casos se aplica a pena de morte?
O que aconteceu no ano de 1986?
Quantos pontos precisa para passar em Medicina no Enem 2020?
Qual é o conceito de Iluminismo?
Qual melhor requeijão para dieta?
Que que significa a palavra cortesia?
Quais os melhores jogos para PC 2021?