Dicas para o uso da vírgula
5 Dicas para você não errar mais o uso da vírgula
Quando usar a vírgula
Pois e a vírgula A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção.
O ponto e vírgula é usado para separar orações quando o verbo aparece antes da conjunção, que aparece meio da oração. Exemplos: Sabemos que já está na hora de ir embora; queremos, todavia, ficar mais um pouco. Não segui todas as indicações; esperei, contudo, ter um resultado semelhante aos outros.
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
O ponto e vírgula é usado para indicar uma pausa maior que a da vírgula e menor que a do ponto final. Usamos o ponto e vírgula: Para separar orações coordenadas extensas, principalmente se pelo menos uma delas possuir partes divididas por vírgulas.
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
A vírgula é colocada antes e após o aposto (termo utilizado para tecer explicações ou definições sobre um substantivo da frase). Veja: Matheus , o professor de química , me mandou e-mail ontem.
Truque: Nem sempre que usamos "que", significa que usamos vírgula, mas quando a informação introduzida é acessória, coloque vírgula. Existem casos em que a informação depois do "que" é essencial para entendermos a mensagem. Veja mais abaixo quando não usar a vírgula nesses casos.
São utilizadas para ratificar ou explicar algo dito anteriormente, juntamente com expressões como isto é, ou seja, por exemplo, a meu ver. Por isso, elas aparecem entre vírgulas. Veja os exemplos: A Holanda, por exemplo, é um local onde a maioria da população fala inglês.
O que é o homem para os sofistas?
Quais são os componentes que formam o ecossistema?
Quais são os tipos de compassos da divisão métrica?
Como os espectadores acompanham a história Brainly?
Que romances marcaram a prosa romântica Você já leu algum se sim qual?
Como conduzir uma reunião de forma eficaz?
Como foi dividida a América do Sul?
Quais são as propriedades dos metais explicadas pela teoria dos elétrons livres?
Quais são os tipos de direção defensiva?
Como se dirigir a um juiz de direito em um ofício?
O que os filhotes de aranha comem?
Como a ergonomia pode ser dividida?
Como deve ser organizado um estoque?
Quais as partes da cavidade nasal e seus respectivos limites?
O que é o sistema linfático quais as suas funções?
Como os pássaros alimentam os filhotes?
Como os filósofos gregos explicavam a natureza da matéria exemplifique?