A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo. A região reticular é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.
É a camada de tecido conjuntivo, abaixo da epiderme, no qual estão imersos os anexos cutâneos, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A derme possui as chamadas papilas dérmicas, que são projeções da derme para a epiderme. É constituída de duas camadas: papilar e reticular.
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pelo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.
A derme reticular é constituída de tecido conjuntivo denso. A derme é constituída das fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental, sintetizada pelos fibroblastos. Hipoderme: Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo.
A derme é a camada situada logo abaixo da epiderme, formada por denso estroma fibroelástico de tecido conectivo em meio a uma substância fundamental, que serve de suporte para extensas redes vasculares e nervosas, e anexos cutâneos que derivam da epiderme.
A derme reticular é constituída de tecido conjuntivo denso. A derme é constituída das fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental, sintetizada pelos fibroblastos. Hipoderme: Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo.
São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele. Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. Nos mamíferos os vasos sanguíneos da derme desempenham um importante papel na manutenção da temperatura corporal.
Sistema tegumentar: anatomia
Conheça a pele
O principal tipo de célula presente é o fibroblasto, responsável pela produção dos elementos mais importantes da derme, como as fibras e a substância amorfa. Também podem ser encontrados, em menor quantidade, macrófagos e mastócitos.
A derme é o tecido conjuntivo onde está apoiada a epiderme, que tem como função unir a pele ao subcutâneo ou hipoderme. ... (junção dermo-epidérmica).
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme. Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo. Saiba mais, leia também:
Estruturalmente, a derme é formada por fibras de colágeno e elastina e por uma matriz extracelular. As fibras de colágeno pode chegar a corresponder até 70% do peso seco da derme. O principal tipo de célula presente é o fibroblasto, responsável pela produção dos elementos mais importantes da derme, como as fibras e a substância amorfa.
Onde estão enterradas as cabeças de Lampião e Maria Bonita?
Como a música afeta as pessoas?
Quem foi a primeira mulher brasileira a participar dos Jogos Olímpicos e em qual modalidade?
Quais empresas contribuem para o Sistema S?
Qual a importância de conservarmos os recursos naturais?
Qual a principal diferença entre empresa e empresário?
Quais são os objetivos de uma organização?
Como detectar coágulos no sangue?
Quantas calorias perde em 45 minutos de caminhada?
O que significa dor no ombro esquerdo?
O que é a velocidade vetorial?
Quais são os 3 tipos de direitos que temos?
Quais os efeitos colaterais do Sineflex?