O IRC é dado através de um método inter- nacionalmente aceito e determinado pela CIE. Através do método CIE, mede-se a luz da fonte comparando-a com a luz do dia.
De forma geral, um Índice de Reprodução de Cores (IRC) abaixo de 80 é considerando de baixa qualidade, igual a 80 é considerado de boa qualidade e os índices de 90, 95 e 97 são de excelente qualidade luminosa, trazendo grandes vantagens de acordo com o tipo de aplicação.
A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC) varia de 0 a 100, sendo que 100 equivale às mesmas cores que vemos com a luz solar. Quanto mais próximo de 100 o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia. O IRC varia de lâmpada para lâmpada.
Por isso, quando se trata de conceitos de iluminação, o Índice de Reprodução de Cor (IRC) é muito importante. É ele que indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz.
Potência: medida em watts, é a quantidade de energia que uma lâmpada consome. Se a sua potência é 9W, significa que utiliza 0,0009 KWh.
42 curiosidades que você vai gostar
Uma lâmpada bulbo de LED tem 100lm/W. Se você escolher uma de 6W, ela terá um fluxo luminoso de 600lm. Por sua vez, uma de 10W terá 1000lm, 20W terá 2000lm e por aí vai.
Lâmpada Led Philips Bulbo 9w Branco Frio Equivale 60w.
O LED possui uma reprodução de cores muito melhor que lâmpadas fluorescentes, mesmo com um IRC igual, isto porque possui espectro de cores contínuo com bons índices de reprodução, mais parecido com a luz do sol, e outras vantagens em termos de qualidade de luz.
Índice de Reprodução de Cor (Ra, IRC ou CRI) é a medida de correspondência entre a cor real de objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz.
O IRC é medido de 0 a 100. Dessa maneira, quanto mais alto, mais fiel a cor será àquela que enxergamos sob a luz solar. Mas, fique atento, pois o Índice de Reprodução de Cor é diferente da temperatura da lâmpada. A temperatura da cor é medida em graus Kelvin (K).
Conceitualmente, a temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K), é determinada conforme a aparência de cor que um corpo negro hipotético emite naquela temperatura. Ou seja, um corpo negro aquecido em 3000K emite uma luz amarela e um corpo aquecido até 7000K emite uma luz com tonalidade azul.
Normalmente, a famosa “luz fria”, que encontramos em escritórios, cozinhas e empresas, é entre 6000K e 6500K. Lâmpadas com essa temperatura emitem a cor da luz do dia, sendo indicada para locais de produtividade. Já a luz quente, muito utilizada em ambientes mais casuais e acolhedores, é entre 2000K e 3500K.
Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.
O Índice de Reprodução de Cores, indicado como IRC, CRI (em inglês) ou Ra na descrição de lâmpadas, é um valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, considerando a luz do sol como nossa referência de qualidade.
Um deles é o selo do Inmetro que, junto com outras instituições de conservação de energia e etiquetagem, realiza os testes necessários. Obrigatoriamente, seu selo está presente nas embalagens, facilitando assim, que o consumidor saiba a qualidade do produto que está adquirindo.
A escala da fidelidade de cor (Rf) é semelhante ao IRC, varia de 0 a 100 e quanto mais próximo de 100, melhor será a reprodução de cor. Já a gama de cor (Rg) têm números que vão de 60 a 140, sendo que valores menores que 100, significam que a fonte de iluminação torna a cor do objeto menos saturados.
Todas as empresas que obtenham rendimentos em Portugal estão sujeitas ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).
Um IRC de 80 a 100 é considerado ideal para a reprodução das cores.
Chamamos de Lúmen qualquer fluxo luminoso de uma determinada fonte de luz. Diferente do Watts, o Lúmen define a saída da luz, ou seja, quanto maior, mais brilho vai ser transmitido. Assim também ao contrário, se for menor a quantidade, menor será a intensidade dessa luz.
IRC 95. Cada elemento de um ambiente em uma casa, loja ou restaurante é escolhido com cuidado e por um bom motivo. Isso inclui, evidentemente, a iluminação. Priorize produtos com elevado Índice de Reprodução de Cor (IRC) para acentuar, com naturalidade, as tonalidades do seu espaço.
A qualidade da luz refere-se a luz, se é dura ou macia.
O nível de eficiência de uma lâmpada fluorescente chega a variar entre 50 e 90 Lm/W, enquanto que os das lâmpadas de LED ficam em torno de 150 LM/W para cima. Quanto maior o resultado, maior será a produção e estabilidade da luz. A quantidade de eficiência luminosa vem exposta na embalagem das lâmpadas.
Maior eficiência
As lâmpadas LED são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e as halogenas. Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W.
Para identificar o melhor para seu caso, compare a quantidade de lúmens da lâmpada antiga com a nova. Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.
O que é bom para tirar caneta de tênis?
Como tirar tela preto e branco do celular?
O que significa mudança interior?
Como remover tinta de manequim?
Qual o maior desafio da área de cobrança?
Como medir o sucesso da minha empresa nas redes sociais?
O que é e por que o OEE é tão importante na manutenção produtiva total?
Como interpretar o comando tracert?
Como medir a cama para comprar colchão?
Como explicar a tabela periódica para os alunos?
Como melhorar iluminação da cozinha?
Como falar com um ente querido que já morreu?
O que fazer para conseguir dormir a noite toda?
O que pode ser penhorado por dívida de condomínio?
Como melhorar o tempo de resposta do teclado?
Qual a diferença entre a laranja lima e A pêra?