Como engajar estudantes durante e após a pandemia?
É importante manter o aluno participativo e ativo na aprendizagem. Para isso, você pode propor interações, exercícios e até mesmo atividades em que o aluno consiga expressar ou compartilhar opiniões, discussões, blogs e trabalhos em grupo realizados de forma simultânea durante as aulas.
1. Passar exercícios complementares e simulados. Assim como na sala de aula, para a consolidação das informações recém-recebidas e que assim se tornem conhecimentos realmente adquiridos, é muito importante que o professor passe atividades complementares e simulados, dependendo da faixa etária da turma.
Por exemplo, para avaliar o engajamento comportamental, poder-se-ia perguntar o quanto o aluno frequenta as aulas, se faz todos os deveres de casa, se faz perguntas e realiza atividades em sala; para avaliar o engajamento cognitivo, poderiam ser incluídos itens que questionassem motivação e esforço.
O engajamento do aluno é uma medida que reflete a quantidade e qualidade de a participação de um aluno em seus cursos e todos os outros aspectos do seu programa educacional. Ou seja, o engajamento do aluno é a medida de uma experiência de aprendizado potencialmente bem sucedida para todos os stakeholders envolvidos.
Por isso, confira, a seguir, algumas dicas para conseguir ajudar da melhor forma os pequenos em seus estudos!
Veja algumas delas a seguir.
Uma forma de conseguir a participação dos alunos é relacionar o conteúdo ministrado com assuntos cotidianos. Essa aproximação com a realidade do aluno faz com que ele perceba melhor a aplicabilidade daquele conteúdo no seu dia a dia. Isso desperta interesse e também favorece a interação com os alunos.
9 maneiras de acompanhar o aprendizado do aluno de EAD
Certifique-se de fazer isso com alunos diferentes, não sempre os mesmos. Será um reconhecimento para quem o desenvolveu, mas também proporcionará motivação para quem realmente quer fazer melhor. Por outro lado, quando for um feedback negativo, tente ser específico e mostrar onde está o erro, sem fazer com que o estudante se sinta humilhado.
Um dos maiores desafios de todo educador é despertar a atenção dos estudantes. E isso leva ao grande questionamento: como motivar alunos desinteressados na escola?
Alguns alunos são genuinamente proativos e motivados em sala de aula. No entanto, todo mundo é diferente. É importante que a instituição e os professores saibam que nem todos os alunos têm autoconfiança para aprender um novo assunto.
Já nas aulas de educação a distância, embora existam os fóruns de discussão, faço com que todas as anotações e exemplos sejam carregados nas páginas de conteúdo do curso. Dessa forma, não abro exatamente um lugar para longas discussões, e sim uma introdução sobre a matéria em forma de tópicos.
O que é desenho abstrato e figurativo?
É possível que a pessoa que não é funcionário público venha a responder por peculato?
Quanto de oxigênio o ser humano precisa por dia?
O que é necessário para pedir auxílio-doença?
Por que os tumores benignos podem oferecer risco ao organismo humano?
Como os moluscos fazem suas conchas?
Quais os tipos de cogumelos existentes?
Em que Dia é o Dia dos Filhos?
Quantas gotas de cloro por litro de água aquário?
O que a atividade física regular previne?
Qual o valor do Auxílio Emergencial para dezembro?
Como tirar o cheiro da forma de silicone?
O que define um bom psicanalista?