A poluição do ar Os resíduos sólidos abandonados em lixões a céu aberto deterioram a qualidade do ar que respiramos por causa da queima e da fumaça, além de vetores (insetos, roedores e pequenos animais) que ocasionam incômodos e podem disseminar doenças.
O lixo é um dos grandes poluentes responsável pela poluição de todas as camadas da biosfera, a atmosfera, litosfera e hidrosfera. ... O lixo em si não é ruim, o que faz mal ao meio ambiente são os compostos de que são feitos esses itens.
O lixo precisa ser armazenado em algum depósito e é prejudicial ao meio ambiente, porque além de matéria orgânica, contém materiais inorgânicos que podem sujar as águas e podem ser tóxicos.
Incineração O material que sobra após a queima pode ser reciclado ou levado a um aterro sanitário. A desvantagem desse procedimento é a poluição do ar causada pelos gases tóxicos. Podemos ver, então, que o aterro sanitário é o único destino que, tecnicamente, não prejudica o meio-ambiente e a comunidade em volta.
20 Dicas para preservar o meio ambiente
Cada vez mais o acúmulo de lixo tem ocasionado a contaminação das águas e do solo, como também provocado a proliferação de ratos, baratas e insetos, facilitando o surgimento de doenças como dengue, leptospirose e muitas outras. Quanto mais sujeira, maiores os riscos de contaminação.
Quando reutilizamos os produtos colaboramos para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois evita o consumo de energia para fabricação, além de reduzir a retirada da matéria-prima empregada na confecção de um novo produto. Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins.
Principais impactos ambientais
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
A poluição atmosférica, os produtos químicos que afetam a água potável e a destruição acelerada dos ecossistemas estão provocando uma espécie de epidemia mundial, que tem efeitos negativos inclusive sobre a economia dos países. Atualmente, o ar poluído mata 6,5 milhões de pessoas por ano.
A poluição da natureza é tão intensa que é responsável por uma em cada quatro mortes prematuras de seres humanos por ano no mundo. Isso significa que a ela mata 12,6 milhões de pessoas todos os anos. A conclusão está em um relatório da agência ambiental das Nações Unidas, a ONU Meio Ambiente.
No Dia de Combate à Poluição (14/08), convidamos você a ter um pequeno gesto a favor do meio ambiente. Que tal aproveitar a data e tomar uma atitude sustentável? O planeta agradece.
No ano passado, por exemplo, foi realizada a primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde, organizada pela OMS junto à ONU Meio Ambiente e outros parceiros. Na conferência, participantes se comprometeram a reduzir mortes ligadas à poluição do ar em dois terços até 2030.
Como usar uma esteira em casa?
Como rastrear a maquininha SumUp?
Em que temporada acaba ponto cego?
Como rastrear mercadoria da Kabum?
Quem foi o líder da Revolução Farroupilha?
Como foram criados os animatronics?
Como terminou a segunda temporada Dark?
Como fazer campanha de tráfego para WhatsApp?
Como usar o raspador de coco manual?
Como acompanhar uma encomenda pelo correio?
Tem como rastrear uma compra feita com cartão de crédito?
Como ajudar o psicólogo no encerramento da terapia?
Como transformar um banco de dados Access Exe?