As orelhas, olhos e narinas devem ser higienizados com uma esponja úmida. Crina e cauda devem ser escovadas madeixa por madeixa, lembrando que produtos para desembaraçar os fios podem ser utilizados para facilitar o processo.
Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.
Acima de tudo, certifique-se de manter as moscas afastadas. Se o ducto lacrimal ficar bloqueado, o seu cavalo poderá sofrer uma descarga excessiva de um ou dos dois olhos. Dessa forma, o líquido escorrerá pelo lado do nariz. Portanto, o cavalo precisará ter seu canal lacrimal liberado por um veterinário.
Lavar os olhos com água boricada ou solução fisiológica para remover quaisquer secreções, colírios e pomadas com antibióticos e aplicação de antiiflamatórios corticosteroides.
Eles não podem estar turvos, opacos ou constatar alguma vermelhidão bem acentuada. Caso o cavalo esteja com os olhos bem avermelhados ou com uma opacidade em seus olhos ou narinas escorrendo podem ser um indicativo forte de problema de saúde. O vermelho dos olhos (assim como nos humanos) sem excesso é normal.
olhos, esverdeados ou azulados.
Use gazes ou esponjas macias, junto com mangueira d'água (sem pressão) e balde com água morna, para lavar “delicadamente” a bolsa escrotal e o pênis do animal, começando da barriga, para que o animal não seja pego de surpresa e se “estaque” bruscamente.
Nos cochos e bebedouros deve-se fazer a limpeza seca primeiro, retirando toda a sujeira. Depois com água corrente e auxilio de um detergente esses cochos devem ser lavados. Lembrando que para que a desinfecção seja eficaz é necessário a remoção de toda matéria orgânica.
Para você que não manja de animais de montaria, uma breve explicação: “antolhos” são acessórios colocados na cabeça de animais de montaria (ou carga) para limitar o campo de visão deles e forçá-los a olhar só para a frente, evitando que eles se distraiam, se espantem ou saiam da direção correta.
Para enxergá-los com maior detalhe, o veterinário também utilizará um oftalmoscópio, que possui diversas lentes para aumentar tanto a superfície quando as câmeras mais profundas dos órgãos. Para realizar um exame oftalmológico completo, o veterinário poderá ter que dilatar os olhos do cavalo.
O colírio pode ser útil para vários dias, já que também combate a dor, mas é fundamental colocar o animal em um local com sombra ou usar máscara de proteção contra insetos, já que os colírios podem dilatar as pupilas. Entenda a maneira correta de aplicar tais remédios nos olhos do cavalo:
Ambos os olhos devem ter uma aparência simétrica ao olhar o cavalo de frente, com as duas pálpebras abertas à mesma altura, o branco dos olhos com coloração normal, pupilas (a parte escura central do olho) do mesmo tamanho e com os olhos limpos, claros e brilhantes. Procure pelas seguintes manifestações, que podem indicar problema nos olhos:
Se você perceber que seu cavalo está mostrando qualquer indicação de desconforto em torno do olho, contate o seu veterinário o mais rápido possível! Muitos problemas oculares pode causar rapidamente danos irreversíveis ou até mesmo a perda da visão em um período muito curto de tempo se não for corretamente tratado.
Quanto tempo dura a alface na geladeira?
Quais são os rituais da tribo guarani?
Como solicitar ARB no consulado?
Quais as formas de satisfação do crédito pelo devedor na execução?
Para que serve a tromba do elefante?
Qual o smartphone mais usado na China?
Quais os sintomas após cirurgia de varizes?
É verdade que Coca-cola engorda?
Como colocar marca de corte e sangria?
Quais argumentos levam uma pessoa a preferir morar sozinha?
O que não se pode comer quando se tem colesterol alto?