Se você quer ligar, por exemplo, dois transformadores com o primário enrolado para 110V e você tem uma rede 110V você deve ligá-los em paralelo pois neste tipo de ligação, os dois receberão a tensão da rede, entretanto se sua rede for 220V você deve ligá-los em série pois neste tipo de ligação a tensão é dividida entre ...
a) Auto-transformador O enrolamento primário de um transformador comum com derivação possibilita seu uso como um alto-transformador elevador ou abaixador de tensão.
A aplicação de uma tensão CA ao primário de um transformador resulta no aparecimento de uma tensão induzida no seu secundário. Aumentando-se a tensão aplicada ao primário, a tensão induzida no secundário aumenta na mesma proporção.
Vantagens do paralelismo: - Menor custo inicial; - Transformador operando próximo do rendimento máximo; - Facilidade de manutenção e maior confiabilidade no abastecimento. Apresentar mesma relação entre resistência e reatância equivalentes.
Paralelismo de transformadores: Mesmo os dois transformadores utilizando a mesma conexão no primário pode ocorrer mudança no defasamento angular caso ocorra a mudança na sequência da ligação.
Relação de Potência Primeiramente, a quantidade de energia absorvida da rede elétrica pelo primário é denominada de potência do primário, representada pela notação PP.
Os transformadores provêm de TAP para variar a relação entre o número de enrolamentos do primário e secundário através de uma chave. O controle é feito pela análise da tensão de entrada visando manter a saída em um nível constante e mais próximo da referência.
Comecemos calculando a tensão no secundário com auxilio da equação 1: 120/Vs = 100/200 e encontraremos Vs = 240V trata-se, portanto de um transformador elevador o que está coerente com a relação de espiras. De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A.
Paralelismo de transformadores: Condições fundamentais: 1 – Mesma relação de transformação; 2 – Polarização ou defasamento angular conveniente. ... 1 – Mesma impedância percentual; 2 – Mesma relação entre resistência e reatância.
Se a ligação estiver correta a lâmpada ficará apagada e se estiver errada acenderá intensamente e aí é só fazer outra tentativa. Veja na figura abaixo primeiro a ligação errada para o caso de colocarmos os enrolamentos em série, preparando o transformador para receber 220V.
Se nós ligarmos os 127V entre os fios vermelho e azul o transformador vai funcionar, mas ficará sobrecarregado porque este enrolamento foi calculado para receber uma tensão um pouco menor que 127V (220V = 127 x 1,73).
Outra aplicação importante dos transformadores é dada pela associação de diversas unidades. Assim, podemos ligar os primários dos transformadores em paralelo à rede de energia, alimentando-os da forma convencional.
Na prática não sabemos onde começa nem onde termina cada enrolamento, pois não temos os “pontinhos” que aparecem no esquema. Se não tivermos a indicação das cores dos fios e de como devem ser ligados fornecida pelo fabricante do transformador teremos que ir pelo método da tentativa e erro.
Quem não pode fazer reflexologia?
Quantas partes se divide o corpo humano?
O que é um caranguejo fantasma?
O que pode substituir o azulejo no banheiro?
Quem está com escabiose pode trabalhar normalmente?
Qual signo tem mais sorte com dinheiro?
O que fazer para aliviar as dores dos primeiros molares?
Como pode ser o nome empresarial?
São consideradas ações de promoção à saúde?
Quem pode usar a faixa vermelha?
Quais são os três tipos de rochas classificadas conforme a origem dessas camadas?
Quais as medidas que podemos tomar para evitar a proliferação de superbactérias?
Tem problema completar o óleo com o motor quente?
Tem como fazer polissonografia em casa?
São princípios que regem os contratos administrativos salvo?
O que mostra um eletroencefalograma?
Qual a posição do Brasil na economia mundial 2010?