Nas áreas em que houver muita absorção da radiação, ela se chocará com a chapa de forma menos intensa, por isso, as imagens terão coloração clara. Ou seja, partes mais duras e densas, como ossos, aparecem brancas nas imagens de radiografia. Já as partes moles, como gordura e vísceras, aparecem mais escuras.
Na radiografia do tórax, os ossos (costelas, vértebras da coluna, …) surgem a branco (os ossos são mais densos), por sua vez os pulmões, como estão preenchidos essencialmente por ar, aparecem mais escuros. Veja imagens de uma radiografia de tórax normal.
Para que serve o raio-x O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.
O raio-x é o método mais comum de diagnóstico por imagem. As incidências fazem relação à posição que o paciente deve ficar. No Raio-X de Tórax 2 Incidências (Pa Perfil), estamos falando do exame da região do tórax em duas posições, Pa (Póstero-Anterior) e Perfil ou lateral. O procedimento geralmente é rápido e indolor.
As principais estruturas anatômicas avaliadas em uma radiografia torácica são:
A presença de náuseas, vómitos, obstipação (intestino preso), presença de gases, diarreia, massas abdominais, hematúria (sangue na urina), localização de objetos que possam ter sido engolidos, controle da posição de drenos, entre outras, são indicações para a realização do exame.
Como o raio-x pode ser solicitado para diagnosticar diferentes condições, uma opção é conhecer as particularidades por área. A seguir destacamos as características e dicas para interpretar exames de raio-x de diferentes partes do corpo, como tórax, face, coluna e abdômen. Confira!
Os exames são importantes aliados na medicina para diagnóstico da patologia e encaminhamento para o tratamento mais adequado, no entanto, para que esse processo ocorra corretamente, a etapa de leitura da radiografia é essencial. O exame de raio-x é vastamente usado em diferentes tipos de diagnósticos, como da face, tórax, abdômen e coluna.
De acordo com o Conselho, 80% não souberam interpretar um exame de radiografia e erraram a conduta terapêutica de paciente idoso. Esses dados preocupam bastante, pois, como informa o texto, as questões abordaram casos médicos básicos e problemas de saúde frequentes, como crises hipertensivas e doenças respiratórias.
Quando estiver se preparando para ler um raio X, veja se tem toda a informação sobre o paciente, incluindo a idade, o gênero e o histórico médico dele. Lembre-se de comparar os raios X antigos com esse, se houver algum outro. Leia a data da radiografia. Tome nota especialmente da data ao comparar radiografias mais antigas.
Onde vender minhas milhas da Azul?
Como pagar irs por multibanco?
O que significa gestão de pessoas?
Como evitar o desperdicio alimentar?
O que são faces arestas e vértices?
Como calcular a margem de um produto?
Com quantos dias aparecem os sintomas de gravidez?
Quanto custa uma visita ao veterinario?
O que servir em festa infantil simples?
Que lingua se fala em barcelona?
Como saber quais sao os acidos fortes e os fracos?
O que dar para o namorado de presente?