Indica o tempo e a frequência de partidas a que o motor pode funcionar....Tópico 1
15626 essa norma fixa os requisitos básicos a serem atendidos pelos motores de indução com exceção daqueles motores mencionados em 1.3, antes essa norma era NBR 7094. ... KW(HP-CV)75(100)Indica a potência do motor elétrico em KW e CV. RPM: Indica a rotação nominal do motor elétrico.
No caso da nossa placa 220 volts e 380 volts . A corrente nominal é lida na placa de identificação do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando à potência nominal, sob tensão e freqüência nominais.
Em outras palavras o fator de serviço (FS) aplicado a potencia nominal do motor indica a sobrecarga permitida que possa ser aplicada continuamente ao motor sob condições específicas. Caso o FS = 1,15, isto significa que suporta 15% de sobrecarga acima de sua potencia nominal.
O principal é ter em mente a seleção de acordo com a rotação em que o acoplamento trabalha. No de alta é a rotação do motor, mas no de baixa a rotação é a do eixo de saída do redutor.
O grau de proteção é definido por duas letras (IP) seguido de dois números. O primeiro número indica proteção contra entrada de corpos estranhos e contato acidental, enquanto o segundo indica a proteção contra entrada de água. MOTORES FECHADOS MOTOR IP55 IP56 IP65 IP66 Podem trabalhar em ambientes desabrigados.
Com a potência (P), tensão (V), corrente (I), fator de potência (cosϕ) e utilizado a Equação 1, pode-se identificar o rendimento (η) de um motor elétrico.
Características
Carcaça | G56H |
---|---|
Rotação nominal | 1720 rpm |
Escorregamento | 4.44 % |
Tensão nominal | 110-127/220-254 V |
Corrente nominal | 30.4-26.3/15.2-13.2 A |
É comum encontrarmos motores com corrente de partida igual a 7 ou 8 vezes a corrente nominal. Porém, para os motores de produção seriada, normalmente encontrados no mercado, a corrente de partida situa-se entre 5,5 e 7,00 vezes a corrente nominal.
Exemplo: Um motor com a corrente de 8,7A e FS 1,15, Sua corrente máxima admissível = 8,7A x 1,15 = 10,00A. Sendo assim seu motor pode funcionar em regime continuo com uma corrente de 10A, desde que a temperatura do seu motor seja respeitada, conforme a sua classe térmica.
Placa de identificação de motores elétricos; essas placas contem todas as características técnicas de um motor. Agora vou explicar como se interpreta essa placa de identificação, é muito importante que se saibam interpretar os significado de cada sigla elétrica contida nesta placa de identificação em existentes nas carcaças dos motores elétricos
A numeração no motor é fixada num plaqueta ou marcada em baixo-relevo no bloco – mas nem sempre está visível. Cuidado com números desalinhados e sinais de solda, lixa ou adulteração dos rebites. Além disso, no cofre do motor há também uma etiqueta de identificação, assim como na coluna da porta do passageiro e quase sempre no assoalho.
As informações típicas encontradas na maioria dos motores incluem (mas não se limitam a): Nome do Fabricante — o nome da empresa que fez o motor. Modelo e Número de Série — informações que identificam seu motor em particular. RPM — o número de rotações que o rotor faz em um minuto.
Como achar a numeração das pontas de ligação do motor. Veja abaixo o passo a passo para achar a numeração das pontas de ligação das bobinas do motor trifásico com seis terminais de ligação. veja o passo a passo para iniciar a ligação de motores.
Quantos copos faz uma garrafa de whisky?
Onde lançar o ICMS desonerado no SPED Fiscal?
Quem ganhou a medalha de ouro para o Brasil?
Qual a linguagem de programação mais usada 2020?
O que ocasiona a reação hemolítica transfusional?
Quantos psicopatas têm no Brasil?
Qual discípulo não conheceu Jesus?
Qual é a maneira correta de prender os cabelos para dormir?
Quanto custa para tirar o passaporte portugues?
Quais são os principais tipos de fichamento e quais suas características?
Como tirar a lactose do leite de vaca?
Quanto é o recuo da primeira linha do parágrafo ABNT?
Qual Estado saiu o ganhador da Mega-sena da virada?