As mercadorias, produtos ou bens da empresa enviados em transferência com posterior retorno poderão ser contabilizados no "Ativo Circulante", e as mercadorias, produtos ou bens de terceiros recebidos em transferência para futura devolução, no "Passivo Circulante".
A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Geralmente, tal momento ocorre na entrada física dos bens no estabelecimento.
Nota fiscal de remessa para conserto: deve conter a natureza da operação, CFOP (5.915 para operações internas e 6.915 para operações interestaduais) e CTS-ICMS (X41, sendo X, 0 no caso de mercadoria nacional, 1 para importada diretamente e 2 para estrangeira comprada no mercado interno.
3.2.2) Contabilização pelo executor da encomenda: O lançamento deverá ser feito a crédito da conta "Receita Bruta de Vendas de Mercadorias e Serviços - Industrialização por encomenda (CR)" e a débito da conta "Clientes (AC)" ou "Duplicatas a Receber (AC)", conforme o Plano de Contas da empresa.
Como contabilizar o CFOP 1555?...Qual CFOP de retorno para 5554?
CFOP - Derivados da posição 55 | |
---|---|
CFOP | Descrição |
5552 | 5552 Transferência de bem do ativo imobilizado |
5553 | 5553 Devolução de compra de bem p/ o ativo imobilizado |
5554 | 5554 Remessa de bem do ativo imobilizado p/ uso fora do estabelecimento |
1. Nota Fiscal de Remessa para conserto
Nota emitida toda vez que um produto está fora de conformidade e precisa ser transportado para terceiros realizarem um reparo. Nesse caso, a nota fiscal de remessa é de conserto (ou manutenção). Quando ela volta para o seu local de origem, já consertada, ela será uma nota fiscal de remessa de retorno de conserto.
O retorno ao estoque das mercadorias vendidas deve ser feito pelo próprio valor atribuído como custo das mercadorias por ocasião de sua baixa no momento da venda.
EM CONTABILIDADE E DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE, AUDITORIAS E PERÍCIAS CONTÁBEIS DE SETE LAGOAS E REGIÃO - Duvidas?? Como deve ser contabilizada a operação de remessa de mercadorias para conserto?
Acredito que para operação com venda de mercadorias, deve-ser contabilizar as seguintes contas: Certo? E em se tratando do estoque de mercadorias como fica?Como deve ser feito a contabilização? Certo? A minha dúvida também é a mesma da mencionada acima, como fica a contabilização do estoque de mercadorias? Agradeço desde já pela atenção. Abraço.
Neste Comentário, analisamos as normas para a realização de operação de remessa e retorno de mercadorias para conserto praticadas tanto pelas empresas sujeitas ao regime normal de tributação do ICMS quanto por aquelas optantes pelo Simples Nacional. 1.
Como e por que a Alemanha foi dividida?
Porque o Harry Potter tem uma cicatriz na testa?
Qual a temperatura ideal para não congelar refrigerante?
Quem pode fazer o PPRA e o Pcmso?
Quem são os filhos de Luciano Hang?
Qual alimentação do tatu verdadeiro?
Para que serve Combiron engorda?
Quem não pode tomar Maca peruana?
Quanto tempo posso devolver um produto comprado em loja física?
Quando a FedEx chegou no Brasil?
Quantas gramas tem 2 Scoop de whey?
Quem é o antagonista de Iracema?