O que é peculato de uso?

Pergunta de Patrícia Andreia Moreira em 27-05-2022
(8 votos)

Art. 312. Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

O que se entende por peculato de uso?

O peculato de uso (...), é uma construção doutrinária e jurisprudencial destinada essencialmente a diferenciar o agente que utiliza o bem infungível por um pequeno período (conduta atípica) daquele que pretende dele se apoderar definitivamente.


Quais são os tipos de peculato?

Quais são as espécies de peculato?Peculato-apropriação (artigo 312, caput, primeira parte);Peculato-desvio (artigo 312, caput, segunda parte);Peculato-furto (artigo 312, §1º);Peculato-culposo (artigo 312, § 2º e 3º);Peculato-estelionato (artigo 313);Peculato eletrônico (artigos 313-A e 313-B).

O que é peculato exemplo?

O peculato também pode acontecer por conta do desvio de um bem, seja em benefício próprio ou de outras pessoas. Exemplo: desviar um recurso público que promoveria projetos culturais para um casamento. ... A pena para quem comete peculato é de 2 a 12 anos de prisão e multa.

Qual a diferença de peculato e prevaricação?

Crimes contra a administração pública

Peculato estelionato (peculato mediante erro de outrem): Art. 313.... Se consuma independentemente do particular dar a vantagem, porque trata-se de crime formal. Se a vantagem for devida, fica caracterizada a prevaricação.

Peculato De Uso


38 curiosidades que você vai gostar

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Qual a diferença entre improbidade administrativa e prevaricação?

Há uma diferença importante entre elas: para que haja prevaricação, o servidor precisar se omitir “para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”, enquanto para haver a improbidade administrativa não é necessário olhar a motivação do servidor: basta que ele se omita.

Qual a diferença entre roubo e peculato?

O peculato-furto acontece quando o funcionário rouba um bem público mesmo sem ter posse sobre o bem. ... Existe também o peculato mediante erro de outrem (ou peculato estelionato), que acontece quando o servidor, no exercício do cargo, se apropria de um bem por conta do erro de outra pessoa (cidadão ou outro servidor).

Quais as 5 modalidades de peculato previstas no Código Penal?

Vamos abordar dentro da tipificação do Código Penal as espécies de peculato: apropriação, desvio, furto, culposo, estelionato e eletrônico.



Outras questões

Como usar as horas em inglês?

Quantas dentes tem um tubarão?

Como surgiu o futsal no mundo?

Quais são os principais problemas de saúde?

O que é ctfmon exe?

Quantos dias devo tomar Primosiston?

São Paulo já nevou?

O que é hdr nas fotos?

O que é o 5g?

O que é a inclusão na escola?

O que significa fidelidade a deus?

Como atualizar boleto Magazine Luiza?

Quem faz aniversário dia 1 de dezembro e que signo?

A fada que tinha ideias?

Quantos dias de gravidez dá para ver na ultrassom?

Como se define o processo de gerenciamento?

Quais são as empresas multinacionais instaladas no Brasil?

Quais os nomes dos Marotos?

O que é operação 013 da Caixa?

Quanto ganha o criador do fortnite?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com