As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra havíamos é o verbo haver conjugado na 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo e a palavra aviamos é o verbo aviar conjugado na 1ª pessoa do plural do presente do indicativo. A pronúncia das duas palavras é diferente.
1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.
Havia é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo haver. ... Avia é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo aviar.
O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: - Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. - Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro.
A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
A forma correta é houve. Corresponde à terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo do verbo haver, utilizado com sentido de «existir; acontecer». Ouve é uma forma do verbo ouvir e significa «escutar; prestar atenção».
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.
Não, não está. O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”
Como era a tática da guerra-relâmpago alemã?
O que diz o Estatuto do estrangeiro?
Em quais países a Coca-cola é vendida?
Quanto YouTube paga por 1 milhão de visualizações?
Qual o lado negativo do capacitor?
O que é mais viciante açúcar ou cocaína?
Qual a diferença de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição?
Pode comer banana antes do almoço?
Quais são os efeitos colaterais da Deca?
Qual a importância da utilização das tecnologias no processo de alfabetização?
O que é um devedor insolvente?
Como fazer para desgastar os dentes do coelho?
O que é ser uma pessoa legalista?
Qual a diferença entre demanda e venda?
Quais são as organelas envolvidas na fotossíntese?
Como cuidar das unhas no verão?
Qual a relação entre origens e aplicações de recursos com débito e crédito?
Qual é a voltagem de energia no Nordeste?