A estratégia da guerra-relâmpago era trocar grandes massas humanas com pouco treinamento, por efetivos bem treinados e equipados, que resolveriam as necessidades ou de defesa ou de ataque com eficiência e rapidez, usando tanques blindados, aviões e infantaria.
A blitzkrieg coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados com grande velocidade e força, de maneira a abrir as linhas de defesa inimiga e cercar as tropas adversárias para forçar sua rendição.
A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.
A ofensiva alemã recebeu o nome de Operação Citadela e foi iniciada em 5 de julho de 1943. Em questões de armamentos, os alemães mobilizaram cerca de 2.700 tanques contra 3.600 tanques soviéticos, além de 2.000 aviões contra 2.400 dos soviéticos e 10 mil peças de artilharia contra o dobro de peças soviéticas |1|.
No dia 26 de maio de 1942, começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. Era o começo do fim da campanha alemã na África, iniciada em janeiro de 1941 na Líbia, após o fracasso italiano na região. ...
34 curiosidades que você vai gostar
Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo. Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Em 1944, os soviéticos iniciaram uma grande ofensiva contra os alemães na Polônia e em outras posições no Leste Europeu, o que empurrou os exércitos nazistas de volta para a Alemanha. O cerco aos alemães intensificou-e com os desembarques dos Aliados na Normandia.
A resistência inicial e mais persistente contra o nazismo foi oferecida por grupos, contra os quais o regime nazista agiu em primeiro lugar: comunistas, socialdemocratas e sindicalistas. Após a aniquilação dessas organizações, seus membros continuaram agindo frequentemente na clandestinidade ou a partir do exílio.
Realizado em 7 de dezembro de 1941, o ataque a Pearl Harbor surpreendeu os EUA e foi responsável por iniciar o conflito entre esse país e o Japão. ... Essa ofensiva foi responsável pela entrada dos americanos na Segunda Guerra Mundial e pelo início do conflito entre Estados Unidos e Japão, só encerrado em setembro de 1945.
No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente aos Aliados em Reims, França, acabando assim com a Segunda Guerra Mundial e com o Terceiro Reich.
A Operação Barbarossa, como foi batizada a invasão em homenagem ao imperador Frederico I, tornou inevitável a derrota do nazismo, ainda que também tenha levado a guerra a um nível de selvageria desconhecido até então: o objetivo do Terceiro Reich não era vencer seus inimigos, e sim exterminá-los.
Em 9 de maio de 1945, há exatos 74 anos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o Exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial -- chamada pelos soviéticos de “Grande Guerra Patriótica”. A data é conhecida na Rússia como “Dia da Vitória”.
No fim de setembro de 1918, o imperador alemão e seu conselheiro militar Erich Ludendorff admitiram que não havia mais esperança de vitória e que a Alemanha deveria rezar pela paz. O armistício de 11 de novembro foi essencialmente uma rendição alemã.
Foi a tática utilizada pelos russos contra a incursão napoleônica e hitlerista em seu território, que consistia basicamente em avançar para o interior do país, ao passo que se destruía tudo, de alimentos a acomodações, nas regiões abandonadas, de modo que se inutilizavam tais recursos para as tropas invasoras.
Em 22 de junho de 1941, a Alemanha nazista lançou a Operação Barbarossa, sua grande ofensiva contra a União Soviética então comandada por Josef Stalin. Foi a maior invasão militar da história e a aposta arriscada com a qual Adolf Hitler procurou virar decisivamente a seu favor o destino da Segunda Guerra Mundial.
Ela propunha o emprego conjunto de Forças, no caso a Força Aérea e a Força Terrestre, e a combinação das Armas – Infantaria, Artilharia, Cavalaria mecanizada.
E o ataque a Pearl Harbour? Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
Em outras palavras, o Japão subestimava o inimigo e não possuía os recursos suficientes para manter uma guerra com os EUA a longo prazo, principalmente pelo grande desgaste econômico e de recursos que sofria em razão da guerra contra a China, que ocorria desde 1937.
Em 7 de dezembro de 1941, no início da manhã os japoneses bombardearam a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi um acontecimento sangrento e violento, ocasionando na morte de mais de dois mil americanos e mais de mil feridos, além de navios destruídos.
Resistência alemã (Widerstand) foi a oposição de indivíduos e grupos organizados ao avanço e a consolidação do regime nazista entre 1933 e 1945. O seu objetivo era remover o regime e eventualmente assassinar Adolf Hitler, numa tentativa que se produziu em 20 de julho de 1944.
A resistência também existiu na própria Alemanha, onde assumiu diversas facetas contra os nazistas. A resistência alemã contra o nazismo foi marcada por diversos atos, como: desobediência civil, participação de missas proibidas pelo regime nazista e oferecimento de abrigo e esconderijo aos judeus perseguidos.
Na madrugada de 10 de maio de 1940, a Alemanha iniciou a grande ofensiva ocidental, ou Caso Amarelo, denominação dada pelos estrategistas alemães. Depois que aviões alemães jogaram minas diante dos portos belgas e holandeses, foi iniciada a invasão pelas tropas alemãs de infantaria às 5h35min de 10 de maio de 1940.
Essa fase ficou marcada pela indefinição de quem ganharia o conflito. Derrota do Eixo (1944-1945): nessa fase, o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida; Mussolini, deposto; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.
Primeira Guerra Mundial | CPDOC. A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio.
A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939. A blitzkrieg foi fundamental para os sucessos dos exércitos alemães na primeira fase da guerra.
Qual a função da espuma na limpeza?
Quanto tempo dura um capacete de moto?
Quais são os tipos de nadadeiras?
Quanto custa mudar nome automovel?
Quais lâmpadas são permitidas pelo Detran?
O que é trissomia do cromossomo 18?
Qual a espécie de contrato utilizado para a alienação de estabelecimento empresarial?
O que é segurado facultativo da Previdência Social?
O que precisa para sacar os 40 do FGTS?
O que precisa para construir uma máquina do tempo?
Quantas indústrias tem em Manaus?
Qual o valor do IPVA de uma Land Rover 2005?
Quanto gasta um refletor de LED 100W?
Para que serve estabilizador de vídeo no celular?
Qual a importância da pesquisa qualitativa na educação?