Tem sido muito comum influenciadores digitais divulgarem informações assustadoras referentes ao açúcar. Falando que esse nutriente é considerado um veneno para a nossa saúde, além de ser uma substância que vicia 16 vezes mais que a cocaína.
Se você ainda tem dúvidas de que açúcar é capaz de viciar, um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, constatou que a substância não só tem efeito viciante, mas também altera a química do cérebro. E, mais, isso se dá em apenas 12 dias.
Ao comer açúcar, os níveis de dopamina – neurotransmissor químico que controla, por exemplo, a sensação de prazer no organismo – se elevam. Mas o efeito passa e, com ele, o bem-estar provocado pela substância. É nesse processo que o desejo de consumir doce aumenta.
Isso acontece justamente porque o açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina. Esta incrível sensação ao ingerimos açúcar passa rápido e, por isso, temos vontade de comer cada vez mais e mais, pois a busca pelo prazer faz o cérebro ver o açúcar como uma recompensa.
A cocaína ativa rapidamente todos os setores do sistema de recompensa do cérebro por aumentar os níveis de dopamina três vezes mais do que o normal. O resultado disso é que nada mais consegue fazer o usuário sentir tanto prazer quanto a cocaína e, com o tempo, nem mesmo a própria cocaína funciona.
44 curiosidades que você vai gostar
As 5 drogas mais viciantes e seus impactosNicotina. Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais. ... Álcool. ... Heroína. ... Cocaína. ... Crack.
Elas são viciantes por causa do sistema nervoso central
Como você já sabe, as drogas agem diretamente no sistema nervoso central, o sistema responsável por receber e processar as informações. Desta forma, sempre que esse sistema recebe os estímulos da droga, causa um enorme prazer.
Por que o açúcar vicia o cérebro
O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.
O açúcar vicia? Sim. O açúcar afeta os mensageiros químicos cerebrais, como a serotonina (que dá sensação de bem-estar) e a dopamina (recompensa). Ainda que de maneira bem mais leve, o efeito é comparável ao vício em drogas e pode causar dependência quando consumido em excesso.
Como tratar vício?Perceber de onde vem a vontade. Entender de onde está vindo a vontade de comer doces é um bom caminho para romper com o ciclo de recompensas e procurar outras formas de se sentir melhor sem que precise recorrer ao ingrediente.Tomar suplemento. ... Medicamentos. ... Terapia.
A maconha dá fome e vontade de comer doces. É a famosa "larica.
Efeitos colaterais de quem cheira pó Euforia, melhor desempenho cognitivo e motor, anorexia e insônia; Disforia, caracterizada por tristeza, melancolia, apatia, dificuldade de atenção e concentração, anorexia e insônia; Paranoia, caracterizada por suspeita, alucinações e insônia;
Como identificar os sintomas de pessoas que usam drogas?Mudanças de humor ou de comportamento. ... Amizades ou companhias suspeitas. ... Evidências no corpo. ... Alterações na rotina. ... Distúrbios psicológicos. ... Conversar sobre o assunto. ... Conquistar a confiança do dependente químico. ... Demonstrar que a família quer ajudá-lo.
A compulsão surge porque após ingerir uma guloseima, por exemplo, o cérebro libera opioides, que são substâncias químicas naturais que dão sensação de imenso prazer. Ao reconhecer esta sensação boa, o cérebro começa a pedir mais e mais opióides e, consequentemente, açúcar.
Dicas sobre Alimentação e nutrição
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2000 calorias, essa taxa equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá).
5 sinais que indicam o consumo excessivo de açúcarAlterações na pele. Já ouviu aquela velha história de que chocolate dá espinha? ... Inchaço constante. O inchaço é uma coisa natural e pode acontecer por diversos fatores. ... Problemas de cicatrização. ... Fadiga em excesso. ... Mudanças bruscas de humor. ... Açúcar e Diabetes.
Quando há ingestão de açúcar em excesso, a insulina produzida deixa de ser suficiente, o que faz o pâncreas trabalhar mais e mais, até que atinja sua capacidade máxima, entrando em falência e produzindo pouca insulina. "Isso pode resultar em diabetes", alerta Perales.
Apenas alguns dias sem o açúcar e já podemos sentir as diferenças. Dependendo de como era o consumo, pode haver uma redução de peso, pela diminuição de calorias e diminuição da compulsão alimentar, que costuma estar ligada ao consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados", explica a nutricionista.
O excesso de açúcar sobrecarrega o cérebro
Como a glicose é a principal fonte de energia para o cérebro, muito açúcar pode colocá-lo em um estado de sobrecarga. Quando o cérebro é superestimulado, ele pode levar à hiperatividade e a mudanças de humor.
Consumir açúcar proporciona ao cérebro da maioria das pessoas um prazer afetivo, gerando uma gratificação sensorial associado a estado psicológico e cognitivo", afirma Michelle. E é assim, portanto, que associamos as sensações de tristeza, angústia e outros problemas ao comer.
O contato com novos amigos, as primeiras experiências sexuais, as mudanças do corpo, as primeiras festas, a importância de se destacar em um grupo, os conflitos existenciais e as influências externas, assim, acabam tornando mais tentador o acesso às drogas na juventude.
Por que apenas algumas poucas pessoas que usam drogas tornam-se dependentes dessas substâncias? Pesquisadores franceses acabam de descobrir que a transição de um uso comum para o vício pode resultar de uma deficiência persistente de plasticidade sináptica em uma estrutura-chave do cérebro.
1- Álcool. O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade.
A cocaina é vício compensatório neuroquimico (induzido), por isso é mais difícil de parar.
Quais são as 5 drogas mais usadas no mundo hoje em dia?Maconha: 192 milhões de usuários.Opioides: 58 milhões de usuários.Anfetaminas e estimulantes: 27 milhões de usuários.Ecstasy: 21 milhões de usuários.Cocaína: 19 milhões de usuários.
Como saber se a sonda lambda está com defeito?
Como se mede a resistência elétrica?
Como baixar e instalar o uTorrent 2020?
Como a qualidade em um serviço é julgada pelos clientes?
Como calcular a resistência de um fio de cobre?
Como jogar Warzone no PS4 de graça?
Como fazer pra ir aumentando o peso no agachamento?
Como jogar Uno com cartas de baralho?
Quanto ganha um gerente de projetos TI?
Como fazer para ser um milionário?
Como ser um microempreendedor individual pelo Sebrae?
O que é ser um pensador crítico?
Como ser um bom gestor e líder?
Quanto é o salário de um mergulhador profissional?
Como instalar pacotes AUR no Manjaro?
O que precisa para ser um projetista elétrico?