Resposta
O gênero interpretativo está relacionado com o jornalismo investigativo. É um texto que se diferencia do meramente informativo e mesmo do simplesmente opinativo, embora alguns autores não vejam tanta diferença entre interpretativo e opinativo.
A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de importância:
A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação ...
Fazer a análise interpretativa é ir além das palavras lidas e do texto estabelecido: é intervir na narrativa, analisando-a criticamente e estabelecendo relações contextuais.
Antes de tudo, vamos explicar como se dá o processo de interpretação. A Hermenêutica, a área da filosofia que estuda isso, diz que é preciso seguir três etapas para se obter uma leitura ou uma abordagem eficaz de um texto:
Como Analisar um Texto. Analisar é o ato de pesquisar um assunto, um problema ou um tema, segmentando-o em partes que serão minuciosamente investigadas e esmiuçadas. É a avaliação pormenorizada dos elementos que compõe o todo de uma obra, descrevendo e classificando-os adequadamente.
Como os bolcheviques chegaram ao poder definitivamente?
Como é chamada a quinta geração?
Como preencher uma ficha pelo Excel?
Como os escravos chegaram em Minas Gerais?
Como tirar mancha escura do vaso sanitário?
Qual o suco detox mais eficaz?
Quais as partes que constituem o neurônio?
Como se chama as manchas escuras no pescoço?
Quais foram as primeiras aldeias que surgiram?
Como se classificam os ossos dos animais?
Qual a temperatura ideal para vinho Malbec?
Como tirar mancha preta da língua?
Para que serve a vitamina D3 50.000 UI?