- Esqueleto axial: composto pelos ossos do crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; - Esqueleto apendicular: composto pelos ossos dos membros pélvicos e torácicos; - Esqueleto visceral: que se desenvolve no parênquima de determinadas vísceras como, por exemplo, o osso peniano do cão e o osso cardíaco bovino.
Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Significado de Díploe substantivo feminino [Anatomia] Camada de tecido ósseo esponjoso situado entre as duas lâminas de tecido compacto nos ossos chatos, mormente entre as tábuas do crânio.
Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração.
Os ossos normalmente pneumatizados são os do crânio, as vértebras ou os segmentos proximais dos ossos dos membros; os locais onde os sacos aéreos penetram nos ossos são denominados forâmens pneumáticos ou pneumatoporos.
O carpo é considerada uma estrutura das mãos relativamente pequena quando comparada às demais articulações, porém possui uma particularidade: é composta por pelo menos 8 ossos pequenos, denominados ossos carpais, que unem-se entre si através de ligamentos. Esses ossos se dispõem em duas fileiras.
Classificação dos ossos do corpo humano O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos , curtos , planos , irregulares e sesamoides .
São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).
São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo. São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico.
Ossos Curtos. São classificados ossos curtos aqueles cujas dimensões se equivalem ou se assemelham, fazendo com que tenha uma aparência menos estendida. Como exemplo desse tipo de ossos, podemos citar o calcâneo e o tarso.
Qual é o país que o sol nasce primeiro?
Quais são os tipos de serviços?
Como saber se a cadeia é homogenea ou Heterogenea?
Qual é o seu objetivo profissional?
Qual a melhor marca de tinta para pintar interiores?
Quais as principais lutas no mundo?
O que é agricultura na geografia?
Quanto à exceção do contrato não cumprido?
O que acontece quando o sangue está sujo?
Quanto custa 1 kg de picanha em Portugal?
Como é o beijo do signo de Leão?
O que é juízo de fato exemplos?
Como fazer o radar para exportação?
Quem é o melhor personagem de Peaky Blinders?
Qual é a nota fiscal de revenda?
Qual o melhor clima para asmático?