É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.
Emprego da letra Z Nas palavras derivadas de outras que já apresentam z no radical. ... Nos sufixos -ez, -eza, ao formarem substantivos abstratos a partir de adjetivos. ... Nos sufixos -izar, ao formar verbos e -ização, ao formar substantivos. ... Nos derivados em -zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zito, -zita.
Nos casos de casa > casinha, casita e de vaso > vasito, aos radicais de cada uma das palavras foram acrescentados os sufixos -inho ou -ito e o -s- que aparece nestas palavras pertence ao radical e não ao sufixo diminutivo. Sobre os sufixos diminutivos, consulte ainda a resposta diminutivos (I).
A palavra amizade deriva do latim "amicitas,ātis", por "amicitia,ae", com o mesmo sentido.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
33 curiosidades que você vai gostar
É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
A forma correta de escrita é cozinha de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Cozinha significa o ato de cozinhar; compartimento onde se preparam os alimentos.
A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
As novas regras não vão mexer na língua. Tem muita gente mal informada em relação a isso. Se eu escrever "casa" com "z", ela vai continuar sendo um substantivo, funcionando como objeto direto, como predicativo do sujeito, etc. A língua continua do jeito que é, só vai mudar a forma de escrever.
Palavras relacionadas: prezado, azia, batizado, catequizar, juízo, natureza, vizinho, gentileza, fortaleza, coalizão, deslize, buzina, vazio, realizar, utilização.
Já o caso de “casa” é diferente. Não se acrescenta o sufixo “zinho” (“zinha”, no caso), e sim “inho” (“inha”). Afinal, trata-se de “casinha” e não de “casazinha”. Então, acrescentando o “inho/inha”, vale o S de “casa” (casa + inha = casinha).
A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.
IndicativoPresente. eucozinho. tucozinhas. elecozinha. ... Pretérito Imperfeito. eucozinhava. tucozinhavas. elecozinhava. ... Pretérito Perfeito. eucozinhei. tucozinhaste. elecozinhou. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eucozinhara. tucozinharas. ... Futuro do Presente. eucozinharei. tucozinharás. ... Futuro do Pretérito. eucozinharia. tucozinharias.
Significado de Cozinha
substantivo feminino Lugar onde se preparam os alimentos.
É sempre bom frisar que o correto é COZINHA, e não CONZINHA
A palavra pode ser usada com dois significados. O primeiro é o mais comum: “local ou compartimento onde se prepara a comida”. Exemplo: “A cozinha de minha casa é muito ampla”.
Palavras terminadas em sílaba tônica
Ou seja, a sílaba mais pesada e com pronúncia mais forte. Observem que a última sílaba é mais forte: café, mulher, papel, amor. Então, as últimas sílabas são mais fortes, por isso as chamamos de sílabas tônicas e elas levam a terminação –zinho, –zinha.
O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, livro, criança, rua, gota.
...
Formação do diminutivo-inho, -inha;-zinho, -zinha;-ino, -ina;-im;-acho, -acha;-icho, -icha;-ucho, -ucha;-ebre;
Podemos colocar uma palavra no diminutivo acrescentando apenas as palavras pequeno (a) ou minúsculo (a). Neste caso dizemos que é um substantivo do grau diminutivo analítico.
deusinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.
O sufixo de diminutivo serve para expressar carinho, delicadeza – os namorados que o digam, sempre a se chamarem de “amorzinho”, “benzinho” e similares –, mas também para demonstrar desdém, ironia, exasperação (jornaleco, livreco, chefete etc.).
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.
Dúvidas de Português
Diminutivos: casinhola, casinholo, casinhota, casinhoto, casita, casucha. Aumentativos: casão, casarão, casaréu.
Quanto tempo posso cancelar contrato de aluguel?
Porque o peróxido de hidrogênio é tóxico?
Como identificar distrofia muscular?
Qual sangue é rico em gás carbônico?
Qual é a principal lei do nosso país?
De quem depende a constituição de uma identidade nacional?
O que é filantropia Premiavel?
Quanto vale 1 libra em Peaky blinders em reais?
Como faço para descobrir o número de um processo?
Quantos dias devo ficar isolado com Covid 19 Se o teste der positivo no sétimo dia?
Como trabalhar a coordenação viso motora?
Por que a placa a-24 e laranja?
Como fazer um pagamento PayPal no multibanco?
Quanto tempo demora um processo de aposentadoria no TRF4?
O que é considerado um mioma grande?