A forma mais rápida de conseguir implementar um Sistema de Gestão Integrado é a empresa ter algumas documentações prontas: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
“Sistema de gestão integrada (SGI) é um software que organiza todas as operações de um negócio, promovendo a comunicação e garantindo que os processos sejam colocados em prática, independente do setor da empresa.”
Para integrar sistemas de gestão é preciso:
De acordo com Cerqueira (2007), há quatro fases a serem realizadas:
Atualmente, não há uma certificação específica para SGI, havendo três certificações diferentes (Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho). Porém, estes sistemas de gestão, implantados segundo normas distintas, podem ser integrados.
O sistema de gestão integrada, em sua essência, privilegia informações para que todas as áreas fiquem envolvidos na construção de um banco de dados completo. É ele que vai auxiliar os gestores a controlarem as compras, as vendas e as oscilações de estoque.
Esse sistema de gestão integrado visa atender aos requisitos comuns em mais de uma norma de sistema de gestão”. Nesse sentido, o SGI atende melhor às necessidades dos negócios quando falamos da condução da operação. Afinal, simplifica processos semelhantes para evitar duplicação de trabalho.
Podemos afirmar que o principal benefício trazido por um SGI é a centralização de processos e informações. Ou seja, ao invés de ter uma gestão fragmentada, por meio de um SGI é possível realizar integração e padronização. Mas além da centralização, há algumas outras vantagens proporcionadas por este sistema.
Como resultado direto do aumento da produtividade causado pela automatização, a economia de recursos atinge diretamente redes que contam com um SGI. Os custos diminuem com a utilização de um SGI já que ao invés de diversos sistemas, é possível executar as atividades por meio de um único.
Um SGI pode ser a solução! Essa é a sigla para Sistema de Gestão Integrado. Ele é uma ferramenta que consegue unificar processos de várias áreas diferentes em um único sistema. Assim, é possível acompanhar e monitorar amplamente a operação.
Nesse caso, é possível seguir de maneira uniforme todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A mesma dinâmica pode ser implementada no atendimento às normas regulamentadoras, ISO ou internas. A integração parcial de SGI pode ser muito útil para grandes empresas, que possuem vários processos específicos em inúmeros setores distintos.
O que é avaliação de desempenho organizacional?
Como é que escreve o nome abril?
O que é Programação Neurolinguística?
Como fazer uma convocação para reunião extraordinária?
Como conseguir câmera no Minecraft?
Como se conjuga o verbo permanecer?
Como ir do Brás para a 25 de Março de trem?
Como consultar número do cartão Unimed pelo CPF?
Onde posso ver os arquivos mais pesados do PC?
Como descobrir se está grávida teste caseiro?
Quanto custa uma passagem do Brasil para Nova Zelândia?
Como saber se o boleto e das Americanas?
Como saber o que foi comprado no cartão?
O que é investidor anjo no Simples Nacional?
Como descobrir o que eu sou bom?