Com a ajuda de um pente próprio para pelos de cachorro, separe a mecha em que você deseja colocar o acessório; Se você deseja colocar no topo da cabeça do cãozinho, separe a mecha e penteie para que fique mais fácil e organizado para colocar a presilhinha.
Outra dica importante é usar uma escova de pino de ferro e sem bolinha na ponta para que os pelos sejam devidamente desembaraçados e evitar que se quebrem. Usar rasqueadeira no seu Maltês pode ferir a pele dele, além de quebrar o pelo se não for corretamente usado.
Dê um banho no cão antes de colocar qualquer enfeite. Pressione uma cola adesiva atóxica, de preferência específica para uso de pet shops, logo acima de cada uma das orelhas do cão. passe levemente o sacdor de cabelos na cola, para que ela tenha mais aderência. Pegue o laço e pressione sobre o pelo.
Uma ponta do cabo fica amarrada à estaca e outra à coleira do cachorro. O cabo deve ser preso a outro objeto resistente ao invés da estaca, como por exemplo um poste de cerca. O cabo deve ser longo o suficiente para que o cachorro possa mover-se mas não tão longo que possa se enroscar em árvores e arbustos.
Com as devidas precauções, o gel para animais é seguro o suficiente para ser usado todos os dias. Ao estilizar o pelo do seu animal de estimação, use somente produtos destinados especificamente para cães e gatos.
Você pode usar um sensor de presença, como os que são colocados nas entradas de algumas lojas, que delata o cão se ele tentar entrar. Quando isso ocorrer, faça um barulho que o espante, ou volte e borrife água no cão, sem olhar ou falar com ele. Os cães logo passarão a não tentar mais entrar.
Existem dicas de beleza do Maltês que permitem que o pelo continue liso, mantendo as características naturais, é preciso ter alguns cuidados:
Dê banho no maltês com um shampoo suave e um condicionador feito para cachorros. Você terá que dar banho no filhote brincalhão uma fez por semana; um cachorro adulto e mais calmo terá que tomar banho somente uma vez por mês. Lave o pelo dele como se fosse seu próprio cabelo, mas seja bem cuidadoso!
Passo 1) Primeiro, você deve cortar um pedaço da fita de cetim para formar o lacinho. Passo 2) Em seguida, pegue o isqueiro e passe levemente nas extremidades do pedaço de fita. Passo 3) Depois, é hora de dar forma ao lacinho de cachorro.
Em geral, recomenda-se que o pelo do cachorro seja cortado a seco para facilitar a secagem posterior do pêlo. Especialmente se o corte for realizado com máquina, é importante ter este ponto em conta e repetir as áreas necessárias após o banho. Dito isto, as primeiras áreas a cortar o pêlo do cão devem ser as costas e as patas traseiras.
Depois de identificar o tipo de pelo do seu cachorro, já pode começar a pensar no que necessita e qual é o corte adequado. Além disso, você deve saber que, caso o seu cachorro seja um Bichon Maltês, o corte do pelo deve sempre superior a 4 cm. Caso contrário, você pode deixar a sua pelagem encaracolada como consequência do corte excessivo.
Por causa da importância da repetição, é usada a técnica de induzir o cão a errar para poder repreendê-lo mais vezes. Por exemplo, ao treiná-lo a não atravessar a rua, tentamos estimulá-lo a ir para o outro lado jogando uma bolinha ou mostrando um gato.
Em vez de nos preocuparmos somente em punir os erros do cão, sempre enfatizo que devemos procurar ensinar os comportamentos adequados e recompensá-los. Por exemplo, se o cão pular para conseguir atenção, em vez de puni-lo o melhor é ensiná-lo a sentar para ganhar carinho.