O investidor empresta o seu dinheiro a uma empresa. Em troca, recebe esse montante corrigido no resgate da aplicação, bem como os rendimentos atrelados, de acordo com os termos estipulados no momento da compra.
Mas qual é a remuneração de uma debênture incentivada? ... A remuneração pode ser referenciada como um percentual do CDI ( com valor próximo à taxa Selic), CDI + spread, um índice de preços como o IGP-M ou IPCA ou por meio de uma taxa pré-definida. O investimento em uma debênture custa a partir de R$ 1.000.
Direitos e resgate O vencimento da debênture ocorre na data fixada na Escritura, que pode variar conforme as condições de emissão, podendo a companhia estipular amortizações parciais de cada série, bem como se reservar o direito de resgate antecipado, parcial ou total, dos títulos de mesma série.
A combinação de risco de crédito da empresa emissora com baixa liquidez torna o investimento em debêntures bastante arrojado. Por isso, não é recomendável que o investidor destine uma parte grande de seu patrimônio a esse tipo de papel. Se a emissora quebra, ele tem muito a perder.
Como calcular a Duration Ao calcular a duration, você terá uma medida de quantos anos, em média ponderada, você levará para receber o principal e os juros do título. Dessa forma, pega-se cada fluxo de pagamentos e os multiplica pelo seu prazo de recebimento.
Nas debêntures com remuneração híbrida, há um componente prefixado e outro pós-fixado. Os casos mais comuns são aqueles em que o papel assegura uma taxa de juros anual (de 5% ou 8%, por exemplo) mais a variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).
Basicamente, duas questões devem ser tratadas: a amortização e os juros. As leis que tratam das debêntures são bem abrangentes e estabelecem que os rendimentos das debêntures podem ser pagos em juros fixos, juros variáveis, participação nos lucros das empresas ou ainda prêmios diversos.
As formas de rentabilidade são bem variadas e dependem muito da empresa que lança as debêntures. Assim como os CDBs dependem dos bancos. Normalmente a rentabilidade tem uma parte fixa e outra atrelada a um índice de inflação, como o IPCA. Atualmente você vai achar debêntures rendendo IPCA + 3% até empresas que pagam IPCA + 5%.
São como uma “confissão” de dívida de uma empresa. Da mesma forma que um CDB é um empréstimo que você faz para um banco. Muitas das empresas que emitem debêntures são até maiores que os tradicionais bancos comerciais onde estamos acostumados a depositar o nosso dinheiro sem sentir insegurança.
Quais são os tipos de substâncias?
Qual a idade certa para ir ao urologista?
O que é mais lucrativo para revender?
Qual o valor do IPVA do Prisma 2009?
Quantos olhos têm os aracnídeos?
Estou grávida e não sinto vontade de fazer nada?
Quem são os tradutores da Bíblia?
Qual o papel do enfermeiro na segurança do paciente?
Qual parte do cérebro é afetada pela epilepsia?
Como cadastrar o NIS do meu filho?
Como funciona cemitério público?
Como se organizar para uma reforma?
Por que o sistema nervoso não se regenera?
Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?
Como calcular dias de atestado?
Quanto posso carregar em dinheiro?
Quais são as revistas científicas?