Como implementar o COBIT em uma empresa? Para aplicar o COBIT em uma organização é preciso, antes de tudo, um investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais que estarão envolvidos com a utilização da ferramenta, idealmente, tanto aqueles da TI como gestores de outras áreas que se integram com ela.
Conheça as etapas para implementar a Governança de TI na sua...
Como implantar a governança de TI?
O COBIT trabalha de maneira sistemática na organização das necessidades de uma empresa, permitindo que todas as modificações necessárias para a otimização dos processos e resultados sejam constantemente aplicadas e monitoradas.
Os 37 processos do CobIT estão organizadas em 5 domínios (antes eram 4) que se relacionam de forma primária ou secundária com as 4 dimensões do balanced scorecard para objetivos de negócio descritos no CobIT, que são: Avaliar, dirigir e monitorar. Alinhar, planejar e organizar.
Como é o exame? O exame possui 50 questões de múltipla escolha em PORTUGUÊS que precisam ser respondidas em 40 minutos. Você precisar acertar 25 questões para passar no exame e conquistar a certificação COBIT 5 Foundation. O exame é aplicado pela APMG.
O principal objetivo da Governança de TI é o alinhamento da TI aos requisitos do negócio, que se baseia na continuidade do negócio e no atendimento às suas estratégias e aos marcos de regulação externo.
Um framework de TI é um modelo de boas práticas que recomendam como devem ser gerenciados os projetos, processos e demais demandas da TI. Esses frameworks servem para guiar o trabalho da TI, estabelecendo padrões e nortes para que a tecnologia da informação seja uma área cada vez mais estratégica dentro da empresa.
A Governança de TI fornece uma estrutura planejada e diretrizes para a liderança aplicar em todos os níveis do negócio e integrar todas as ferramentas e iniciativas de TI com a estratégia para gerar valor e alcançar metas e objetivos.
Figura 4: Domínios e Processos do COBIT 4.1. Essa foi uma visão geral sobre o que é e o quão útil o COBIT pode ser. Procurei explicar nesse artigo de uma forma simples e direta para que não fique nenhuma dúvida a respeito disso, mas caso tenham alguma dúvida, podem se sentir a vontade em usar os comentários que irei tentar sanar todas elas.
Adotar COBIT ajuda uma empresa a implementar boas práticas em governança de TI, pois ele oferece um guia de melhores práticas e direcionamento. Sua estrutura classifica os processos em 4 domínios, e apresenta atividades em uma estrutura gerenciável e lógica.
De maneira geral, enquanto o ITIL está mais direcionado ao como, o COBIT foca no o que. Assim, pode se dizer que o COBIT é um framework de controle que estabelece o que tem que ser feito, mas não diz como deve ser feito. Figura 4: Domínios e Processos do COBIT 4.1.
A adoção do COBIT não tem como meta controlar todos os processos, mas apenas identificar quais processos da TI estão impactando, ou gerando riscos para o negócio, de modo a priorizar o gerenciamento destes processos. O framework de controle do COBIT segue a premissa que não é possível gerenciar aquilo que não se mede.
Como se forma a imagem no espelho côncavo?
Quais são os alimentos funcionais Anvisa?
Como são classificados animais carnívoros que se alimentam somente de herbívoros?
Como os elementos que formam a paisagem podem ser classificados de exemplos?
O que é substância composta de exemplos?
Como personagens da fonte 1 estão representados?
Como são classificadas as arqueas?
Como são classificados os nutrientes que devemos comer todos os dias?
Como nossos antepassados contavam o tempo?
Como as rugas são classificadas?
Como os paraguaios chamam a Guerra do Paraguai?
Quais as reações de biotransformação?
Como os diuréticos reduzem a pressão arterial?
Quais as mudanças nos padrões de beleza desde a Grécia antiga até os dias de hoje?
Como são classificadas as tecnologias em saúde de um exemplo para cada uma delas?
Quais são os planaltos mais importantes do Brasil?
Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia e como podem ser classificados?