O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:Texto expositivo-argumentativo. Nesse caso, além de apresentar o tema, o emissor foca nos argumentos necessários para a explanação de suas ideias. ... Texto expositivo-informativo.
A tipologia ou tipo de texto é a estrutura na qual um texto é apresentado. Ele pode ser narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo. Ah, mas não se confunda!
...
Quais são os 5 tipos de textos? – ResumoTexto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Injuntivo. ... Texto Expositivo. ... Texto Dissertativo.
34 curiosidades que você vai gostar
Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem Texto injuntivo. Texto dissertativo. Texto narrativo. Texto descritivo. Texto expositivo.
A distinção entre os diferentes gêneros textuais se dá pelo do modo como cada um cumpre sua função de comunicação, de acordo com sua finalidade, estabelecendo um padrão. É o gênero textual que possibilita distinguir um bilhete ou uma carta de amor de uma lista de compras ou uma ata de reunião.
Os tipos textuais mais conhecidos são:narrativo.descritivo.dissertativo.expositivo.injuntivo.
Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. São exemplos de textos injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.
Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
Introdução. No primeiro parágrafo, o autor deve revelar o assunto que será explorado ao longo do texto, de preferência contextualizando essa temática dentro de aspectos mais profundos do que apenas o ambiente do qual o objeto faz parte. É também na introdução que o autor mostra qual é o objetivo de seu texto.
O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.
Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.
O texto expositivo precisa ser claro e evitar duplos sentidos e outras interpretações. Vocabulário específico: O texto expositivo possui um vocabulário específico a depender do tema, além de mais formal com a intenção de que o texto seja claro e conciso.
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
Ao ler uma bula de remédio ou conferir uma receita de bolo na internet, está diante de textos injuntivos, que também podem ser chamados de textos instrucionais. Basicamente, se trata de um texto que objetiva instruir o leitor a realizar uma atividade ou agir em uma determinada situação.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.Texto Narrativo. ... Texto Descritivo. ... Texto Dissertativo. ... Texto Expositivo. ... Texto Injuntivo.
Texto injuntivo está presente em vários gêneros textuais e tem como principal característica explicar algo ou descrever um método para a realização de alguma atividade. ... O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores.
Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.
São exemplos de gêneros textuais descritivos:Diário.Relatos (viagens, históricos, etc.)Biografia e autobiografia.Notícia.Currículo.Lista de compras.Cardápio.Anúncios de classificados.
Sobre os tipos textuais, é correto afirmar, exceto: a) Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais, etc. b) Os tipos textuais são: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
O que é uma solução saturada Cite exemplos?
Como limpar o cache dos Aplicativos?
Porque não pode dormir de meia?
Como amenizar dor das box braids?
Quanto tempo picanha na churrasqueira elétrica?
Qual a diferença entre revogação e renúncia?
É normal a menstruação atrasar depois da retirada do DIU de cobre?
Como escrever uma série para a Netflix?
O que fazer para manter a calma antes de uma cirurgia?
O que acontece após a concepção?
Quais assuntos mais chamam atenção no Instagram?
Quais são os principais indicadores de resultados de vendas?
Quais cores combinam com cor palha?
Como faço para regularizar o CNIS?
Como calcular litros de água em uma piscina?