5 sinais de que vocês são pais controladores
Tente comportar-se de uma forma diferente daquela que tinha quando era jovem. Preste atenção aos hábitos e defesas que usa para gerir a sua ansiedade. Pergunte a si mesmo: “Do que tenho medo?” Lembre-se de que, embora possa sentir-se como uma criança quando está com os seus pais, você já não é uma criança.
Mãe tóxica
Um pai tóxico apresenta um comportamento narcisista que lhe permite viver através da vida de seus filhos ou oferece uma criação marcada pela competição, que prejudica os filhos e acentua a si mesmo. São pais que exigem que os filhos orientem suas vidas em torno da satisfação de suas necessidades e desejos.
O pai ou mãe narcisista vê seu filho apenas como uma posse que pode ser usada para promover seus próprios interesses. Eles costumam ter problemas com limites, tanto física quanto emocionalmente, e descarregam muita bagagem emocional em seus filhos.
De forma calma e respeitosa, informe-o que ele está exagerando e que deve parar. Se o pai realmente quiser obedecer às delimitações impostas, ele dará espaço a você. Utilizar uma linguagem mais descontraída pode ser uma maneira eficaz de lidar com indivíduos controladores.
Diga a essa pessoa exatamente como o seu pai o está incomodando. Você também pode dizer como esse comportamento faz você se sentir. Por exemplo: “Eu não gosto quando meu pai grita comigo quando eu não faço minhas tarefas. A forma como ele fala comigo me deixa inseguro e com medo, e eu gostaria que ele parasse”.
Saiba que essa sensação é bastante comum e está principalmente ligada à criação que foi dada à criança, desde muito pequena, conforme explica a psicóloga Kareen Bahr. chegasse em casa cansado, ficasse feliz e se sentisse bem. Hoje, isso evoluiu bastante, porém algumas atitudes, em algumas famílias, ainda são repetidas.
Aprenda a lidar com o comportamento de pais tóxicos da melhor maneira possível, principalmente se houver algum tipo de abuso infantil ocorrendo. Observe as coisas que os pais dizem aos filhos. Um pai tóxico fará com que seus filhos se sintam mal.
Muitas vezes, pais tóxicos dão ataques emocionais de formas inesperadas: cuidado, rigor, luta contra as birras. Nessas famílias, pelo som das chaves e pela microvibração dos passos, as crianças entendem com que humor o pai voltou para casa.
Um pai tóxico fará com que seus filhos se sintam mal. Eles podem criticar duramente a criança com frequência e, muitas vezes também desconsiderar as conquistas dela. Um pai tóxico costuma ser muito negativo e gritar com frequência com os filhos.
Os filhos de pais tóxicos acabam muitas vezes fazendo o papel de pais em situações onde a pessoa tóxica precisa de atenção por estar chateada ou preocupada com alguma coisa. Infelizmente, a maioria das crianças não tem maturidade para lidar com esse tipo de responsabilidade — e nem deveria ter.
Como lavar meias sem perder os pares?
Como mudar o estilo do cabelo?
Quem tem alergia ao leite de vaca qual leite pode tomar?
O que comer para desacelerar o coração?
São as principais e mais recorrentes patologias em alvenaria estrutural?
Como tirar a Acessibilidade do celular?
Quais são as 4 fases do marketing explique cada uma delas?
Como deve ser um texto dissertativo?
Qual é a sensação de descobrir que está grávida?
Qual é a sigla do Rio Grande do Sul?
O que é bom para infecção no estômago?
O que não fazer na introdução da redação?
Quantas horas dura um plantão de enfermagem?
Quantos centos de salgados para 50 pessoas?
Quanto tempo demora um PAC do PR para SP?