Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.
A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. ... Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
A frase onde há erro de concordância verbal é: Houveram muitos turistas atravessando a ponte. Faz vinte minutos que esse carro espera para ser liberado. Deve haver poucas declarações para serem examinadas.
O verbo deve ficar na terceira pessoa concordando com o sujeito. Por exemplo: Vossa excelência fez um pronunciamento. Não é usado o verbo na segunda pessoa, mas sim, na terceira pessoa mesmo.
Concordância é a parte da gramática que estuda a relação entre cada componente da oração. ... Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.
Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!
Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.
Qual o papel da Psicologia Comunitária?
Onde passar Vick para dor de cabeça?
Como é transmitida e como pode ser prevenida a toxoplasmose?
Como o tipo de gestão escolar Técnico-científica também pode ser chamado a crítica?
Quais são os mercados em que o Sistema Financeiro Nacional está dividido?
O que fazer para evitar a gravidez?
Quais as causas do tromboembolismo venoso?
Quem ganhou a Guerra das Malvinas?
O que deve ser feito como medidas de primeiros socorros em hemorragia nasal?
Quando começou a ditadura militar no Chile?
O que fazer quando a pessoa entrar em estado de choque?
Quem lidera o Brasileirão 2020?
Como prevenir torção de testículo?
O que colocar no final de uma carta informal?