Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.
A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. ... Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
A frase onde há erro de concordância verbal é: Houveram muitos turistas atravessando a ponte. Faz vinte minutos que esse carro espera para ser liberado. Deve haver poucas declarações para serem examinadas.
O verbo deve ficar na terceira pessoa concordando com o sujeito. Por exemplo: Vossa excelência fez um pronunciamento. Não é usado o verbo na segunda pessoa, mas sim, na terceira pessoa mesmo.
Concordância é a parte da gramática que estuda a relação entre cada componente da oração. ... Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.
Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!
Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.
Como revisar de forma eficiente?
Como anular procuração em caráter irrevogável?
Como invocar um monstro no Minecraft?
Como fazer uma atuação perfeita em um RPG?
Quem pode trocar a sonda de gastrostomia?
Quantos dias a loja tem para reembolsar?
Como investir em barril de petróleo?
Como pedir para uma pessoa se acalmar?
Como pedir reforço de sinal na Claro?
Tem como pedir reembolso no PicPay?
Como jogar The Crew 2 de graça?
Como fazer pedido de ligação de luz Copel?
Como pedir reembolso na Jucesp?
Como solicitar reembolso Hotmart boleto?
Qual é o lugar ideal para um primeiro encontro?