A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.
Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.
Nesse sentido, para Platão (Arístocles) de Atenas (428 a.C a 347 d.C), o governante deve expressar o ideal de sábio. Dessa forma o governo deverá ser exercido pelos melhores e mais sábios cidadãos da pólis. Sendo que o governo ideal é o governado pelos filósofos, o governo dos “filósofos-reis”.
Para Platão, a filosofia tem uma dimensão igualmente pedagógica e política. Toda a política exige uma filosofia prévia que determine e defina o que é o Bem, o que é o justo, o que é o homem, o que é a educação. Por isso toda a filosofia é política e toda a política é filosófica.
45 curiosidades que você vai gostar
Ao concluir, Platão resume a discussão e reafirma as condições que, por natureza, são necessárias ao futuro filósofo-governante: ter uma boa memória; ser rápido para adquirir conhecimento; ser capaz de pensamentos grandiosos; ser dotado de elegância ou graça no pensar; ser amigo da verdade, da justiça, da coragem e da ...
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
Embora a ideia de ser governado por aristocratas nos cause ruído, no fundo o que Platão queria era uma liderança de pessoas desinteressadas em prazeres vazios, porque assim seriam incorruptíveis e, graças à sua educação, tomariam decisões acertadas, almejando a virtude.
Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.
Como dar banho no leito em idoso?
Como fazer hidratação em cabelo curtinho?
O que é bom para lavar os cílios?
Como limpar resistência do forno elétrico?
Como desidratar a gelatina de abacaxi?
Pode lavar bolsa de couro sintético?
Como fazer uma limpeza pesada?
Como limpar spooler da impressora Windows 7?
Qual a função de um monocromador?
Como cuidar de uma chapa de ferro fundido?
Em que consiste o teletransporte quântico?
Como entrar em contato com a Rota?
Quanto tempo posso usar a bolsa de colostomia?
Como limpar carregador e fone do Iphone?