Condições de armazenamento Para obter maior durabilidade do comprovante de registro de ponto ele deve ser armazenado em condições ambientais brandas, evitando altas temperaturas e locais úmidos. Também deve ser evitada a exposição a luz ultravioleta ou fluorescente.
A lei exige que o funcionário guarde esses comprovantes por cinco anos ou por todo o tempo em que permanecerem registrados na empresa. Pois, esse é o prazo para que seja reivindicado alguma prova ou ação trabalhista, por qualquer motivo.
Caso você queira comprovar a sua jornada ou a de seu empregado, o cartão de ponto é o primeiro documento que você deve procurar. Obviamente outras provas documentais podem ser aceitas. Dessa forma, podemos citar escala de trabalho, e-mails, mensagens por aplicativo de celular.
Essas prescrições demonstram a importância e necessidade de que as empresas guardem os registros de ponto por pelo menos 05 anos. Em caso de ação contra a empresa sobre o controle de jornada e pagamento de horas extras ela estará apta a cumprir com a apresentação de documentos que guardam o registro.
Além disso, a Portaria também obriga que esses comprovantes tenham algumas informações básicas, sendo elas:
Controlar o ponto significa anotar todos os horários que compõem um dia de trabalho, geralmente a entrada, pausa, volta da pausa e saída. Possuir um controle de ponto garante o bom funcionamento da empresa, além de ser uma forma de organização.
Além disso, a Portaria também obriga que esses comprovantes tenham algumas informações básicas, sendo elas:
A regra sobre registro de ponto é simples: toda empresa com mais de dez empregados deve anotar a hora de entrada e de saída de cada funcionário em registro manual, mecânico ou eletrônico. Essa obrigatoriedade está descrita no artigo 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
trabalhista e previdenciário: de cinco anos até uma data indeterminada, como o contrato de trabalho e o livro ou ficha de registro do empregado.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, esta é uma medida importante e que deve ser cumprida, até mesmo para garantir a inexistência de irregularidades trabalhistas. O comprovante de registro de ponto é parecido com uma via emitida na compra com cartão de crédito.
O registro de ponto de um funcionário, é muito importante para garantir a ele e à empresa, a segurança de um trabalho honesto, como manda a lei. Por isso, o uso desses eletrônicos tornou-se uma obrigação nas empresas. Além disso, guardar o comprovante de registro de ponto também se tornou uma obrigatoriedade.
Realizar o controle de ponto, a folha de pagamento e a gestão de pessoas estão entre as principais demandas de um analista de RH. E efetuar uma boa gestão é obrigação não só para garantir a excelência empresarial como também para adequação legal. Neste artigo, você entenderá melhor as alterações legislativas referentes ao controle de ponto.
Faz mal tomar uma latinha de Monster?
Quantas peças de roupa infantil da um kilo?
Quais os antidepressivos que mais engordam?
O que é o processo de recozimento?
O que acontece se comer doce à noite?
Quais são as principais causas da inflamação aguda?
Qual a personalidade do Taehyung?
Quando o iPhone XR vai sair de linha?
Quem não recebe o Filho não tem o Pai?
O que é processo de avaliação institucional?
Quais são os juros moratórios legais?
Qual o objetivo de se definir estratégias?
Para que é indicado a dipirona?
Como saber se o gás do ar condicionado está pouco?