A esporulação é o processo pelo qual as bactérias produzem esporos quando estão em um ambiente desfavorável à sua sobrevivência. ... Quando as condições ambientais são favoráveis, o esporo absorve água até inchar e romper-se. Assim, ocorre a germinação, produzindo uma célula idêntica a célula parental.
Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie.
Os esporos liberados pelo fungo no ambiente, ao encontrar condições propícias, germinam e originam um novo micélio, completando o ciclo assexuado. Essa forma de reprodução assexuada é chamada de esporulação. ... Esses esporos são chamados "esporos sexuais" para diferenciar daqueles formados assexuadamente.
Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
Organismos menores que os liberam, como fungos unicelulares, algas e protozoários, liberam menos, apenas um de cada vez. Muitos organismos que liberam esporos e se reproduzem assexuadamente também têm a capacidade de se reproduzir sexualmente, o que fazem liberando gametas.
Os esporos são extremamente desidratados e possuem múltiplas camadas, que o tornam resistentes ao calor, agentes químicos e físicos e radiação. Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis.
Por serem extremamente pequenos e leves, os esporos podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e serem deslocados por grandes distâncias. Além disso, também podem ser transportados quando aderidos ao corpo de animais.
Os esporos são formados por meiose (redução cromossómica da célula) e vão dar origem a estruturas onde se desenvolvem os gâmetas (n) ou gametófitos. Após a fecundação surge o zigoto (2n) que se desenvolve num novo indivíduo por mitoses (proliferação celular).
Onde declarar empréstimo na declaração de Imposto de Renda?
Como juntar vídeos em um só no Windows 10?
Como declarar imóveis no IRPF 2019?
Como dar férias antecipadas para empregada doméstica?
Como unir duas arestas no Blender?
Como juntar vários arquivos PDF em um só Mac?
Como fazer lançamento contábil de retirada dos sócios?
Como justificar voto Creci 2021?
Como devem ser utilizados os sprays para garganta?
Como o uso do fogo pode alterar a relação dos humanos com alimentação?
Como o uxi amarelo age no mioma?
Como recuperar a senha de root do MySQL?
Como o nosso planeta está dividido?
Como descobrir a senha do vale alimentação?
Como a pele protege da desidratação?
Como o uso de tecnologias podem favorecer a realização das ações em saúde?