Os meios de culturas são preparações químicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os microrganismos possam se multiplicar permitindo seu estudo e análise. A História e os marcos da Microbiologia. A História e os marcos da Microbiologia – Kasvi.
Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).
Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia (como os açúcares ), as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais. Diversos outros componentes podem ser encontrados em um meio especifico para um determinado organismo (meio seletivo) visando satisfazer as condições ideias para determinado teste.
Para o preparo do meio de cultura, devem ser observados o pH, a pressão osmótica, o grau de umidade, temperatura, como também as exigências nutritivas. Estas incluem fonte de carbono, de sais minerais, de energia, de nitrogênio, de fósforo e, em alguns casos, substâncias que os micro-organismos não podem sintetizar, como vitaminas e aminoácidos.
Com respeito à classificação, os meios podem ser basicamente conforme as categorias abaixo explicadas: * Meio de Cultura Seletivo: São meios que suprimem o desenvolvimento (ato de crescimento) de determinados microorganismos em benefício de outros.
O que são escalas geograficas?
O que é ano de conclusão do ensino médio?
É obrigatório devolver o sinal?
Quando começa a pagar o novo salário mínimo 2022?
Tem como parcelar um boleto no cartão de crédito?
Para que serve o exame de substâncias redutoras nas fezes?
Como pagar o licenciamento anual 2021?
Quanto maior o índice terapêutico de um fármaco maior sua segurança?
Quanto tempo demora o estorno da Stone?
Estou com dor no pé da barriga posso estar grávida?
Quando é considerado ferritina baixa?