Uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue. As mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico). Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado “terra“.
Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos. O mais adequado é pesquisar antes de viajar e comprar o adaptador compatível antes de ir. Procure comprar mais de um, assim você não fica dependendo de apenas uma tomada.
220 volts As mais comuns são as de 1 volts”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Portanto, a corrente que chega à tomada de sua casa continua sendo alternada, mas com uma voltagem bem mais baixa.
O design que indignou dez entre dez brasileiros foi lançado em 1986 pela Comissão Eletrotécnica Internacional com a pretensão de se tornar um padrão universal de tomadas – o Brasil começou a estudar o modelo em 1994.
Atualmente, as tomadas são fabricadas com três terminais: um para a fase e outro para o neutro (onde há circuito monofásico) ou um para cada fase (em caso de circuito bifásico). O terceiro, visando a segurança, é pino terra. Casos com mais de três terminais são usados exclusivamente na indústria (circuitos trifásicos).
A tomada padrão europeu tem um sistema de voltagens unificado, que pode variar entre 220v e 240v — mas você deve pesquisar com antecedência o padrão do país que você vai visitar, sob o risco de queimar seus aparelhos.
A Inglaterra e demais países do Reino Unido adotam o tipo G, bem diferente dos modelos mais conhecidos. O formato das tomadas é diferente, bem triangular, com três pinos achatados em direções diferentes.
Já nos Estados Unidos o padrão de tomadas é um pouco diferente do que usamos aqui no Brasil. Embora eles usam o modelo de três pinos, mas ele é de dois pinos chatos e um arredondado, portanto um aparelho elétrico aqui do Brasil não serviria na tomada tradicional americana.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
Outra curiosidade é que aqui no Brasil a capacidade dos quadros de energia residenciais geralmente são de 40 amperes no máximo. Nos estados unidos os quadros das residencias chegam a ser de 200 amperes.
Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal a um plugue (pt-BR) ou ficha (pt) macho conectado a ela. As mais comuns têm dois terminais, utilizados em circuitos monofásicos ou bifásicos, um para a fase e outro para o neutro (no caso de monofásico) ou um para cada fase (no caso de bifásico), e algumas ...
Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue (pt-BR) ou ficha (pt-PT) macho conectado a ela.
Existem as tomadas industriais que servem geralmente para alimentar motores e outras máquinas elétricas de grande porte. A maioria dessas máquinas necessitam de 3 fases para o seu funcionamento além do neutro (para cargas do tipo Y) e as vezes aterramento, por isso possuem 4 ou 5 conexões.
Existem diferentes tipos de tomadas e essa informação deve ser levada em consideração antes de fazer a instalação das tomadas. Há tomadas para redes monofásicas, bifásicas, tomadas de 10A para uso geral (TUG) e tomadas de 20A para uso especial (TUE).
O que fazer quando as fezes estão ácidas?
Como saber o tamanho do extintor de incêndio?
Como corrigir a acidez do kefir?
Como agendar atendimento no CAPS?
Como saber o tamanho da agulha para caneta de insulina?
Como Abrir arquivo do SketchUp no AutoCAD?
Como corrigir olho menor que o outro?
Qual o valor da restituição do Imposto de Renda 2019?
Como marcar todo mundo no grupo do WhatsApp?
Como passar sonda de alívio em casa?
Como marcar a vistoria no detran?
Qual a melhor cera para assoalho de madeira?
Como recusar proposta de acordo?
Como recuperar arquivos excluídos da lixeira do Windows?
Qual a diferença do suporte básico de vida para o suporte avançado de vida?