A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada. Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador.
O radiador de carro — ou radiador de arrefecimento — pode ser encontrado em todos os automóveis refrigerados a água (e aditivos). Sua função consiste em resfriar os líquidos que circulam pelos dutos do motor, para que o calor não suba demais e cause prejuízos irreversíveis.
O sistema de arrefecimento do motor funciona do seguinte modo: a bomba d'água força o fluido de radiador a circular pelas galerias internas do motor, resfriando-as. ... Esse ciclo recomeça sempre que o fluido de radiador atinge determinada temperatura que aciona a válvula termostática.
É neste importante componente, externo ao motor, que acontece a mágica: o calor é dissipado, literalmente levado embora pelo ar que atravessa os finos tubos no qual o líquido de arrefecimento passa, que assim volta ao motor mais frio. O radiador recebe a pressão do ar frontal quando a moto está em movimento.
Um bom intervalo é a cada dois anos ou 70.000 km. A última dica é manter a colmeia limpa. Se você pega estrada de terra, veja se há barro no radiador, limpando da parte de dentro do cofre do motor para fora, com a mangueira.
O fluido para radiador desempenha um papel essencial no sistema de arrefecimento do veículo. Trata-se de um produto químico a base de polietilenoglicol, que é misturado com água e utilizado para proteger as partes internas e metálicas do motor.
O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
Líquido de arrefecimento sendo utilizado no radiador de um automóvel. O uso incorreto ou a falta do aditivo para radiadores pode causar danos ao sistema de arrefecimento, como por exemplo a oxidação interna do motor. O tipo e a proporção corretos são especificados no manual do proprietário do automóvel.
Seu núcleo é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
O radiador é instalado na parte frontal do veículo, sendo conectado ao motor por cabos. A passagem do ar pelo radiador tem o objetivo de resfriar o calor do líquido do arrefecimento, que inclusive, tirou o calor de outros equipamentos do automóvel. Existem modelos de radiadores que possuem ventoinhas para facilitar o esfriamento do líquido.
O radiador automotivo, faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores a gasolina e de 80º C nos motores a álcool e a diesel.
Como trabalhar moda na educação infantil?
Como fazer um vídeo interessante?
O que é sala de aula emocional?
Como instalar dois sistemas operacionais na mesma máquina?
Como trabalhar em uma portaria?
Pode temperar picanha com sal fino?
Como manter o foco no jejum intermitente?
O que fazer para melhorar empatia?
Como se escreve vale alimentação ou vale alimentação?
Quanto custa o motor de arranque do monza tubarão?
O que pode levar uma pessoa ser deportada?