O freio a disco funciona quando apertamos o pedal de freio gerando uma pressão hidráulica, essa pressão é passada por todo o sistema empurrando o pistão (que fica dentro da pinça de freio), onde as pastilhas também são empurradas provocando a fricção nos discos de freio.
No sistema de freio a disco, o fluido hidráulico é enviado ao pistão (ou pistões) da pinça. Eles forçam as pastilhas contra o disco, gerando muito atrito — necessário para reduzir a velocidade das rodas. Em cada pinça, são encontradas duas pastilhas, posicionadas uma em cada lado do disco e alinhadas entre si.
Moto trepidando na frenagem Outro sinal de que o freio está nas últimas é sentir a moto trepidar durante uma frenagem. Apesar do susto, é importante verificar e garantir que está tudo certo com o disco do freio, que – possivelmente – está empenado.
A simples substituição do freio a tambor pelo freio a disco de moto melhora a eficiência do sistema, diminuindo o tempo total de frenagem, a distância necessária para parar completamente e a interferência de fatores externos no funcionamento dos freios, como água em dias de chuva e calor em dias muito quentes.
25 mil km
Caso o motorista não faça esta troca, alguns elementos do freio podem oxidar. As pastilhas de freio duram em torno de 25 mil km. As lonas de freios, utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km. Já o disco de freio, 25 mil km.
Para que ele funcione, quando o motorista pisa no pedal de freio é preciso que haja um atrito nas rodas, reduzindo a velocidade do carro aos poucos ou bruscamente, quando necessário. Isso ocorre quando a força da pressão que fazemos no pedal passa para o servo freio e, em seguida, para o cilindro mestre.
De maneira geral, a troca dos dois componentes é feita a cada 10 mil km.
O freio a disco oferece mais segurança para condutores e passageiros de um veículo e garantia de maior eficácia em pistas molhadas porque não estar sujeito a acumular água em seu interior. Outro aspecto importante de sua eficácia é a sua maior capacidade de resfriamento.
Foi após o início da segunda guerra mundial, em 1938, e devido à demanda provocada pela indústria aeronáutica que os sistemas de freio exigiram grande impulso tecnológico. O invento do freio a disco proporcionou grande melhoria à dirigibilidade (capacidade de se controlar o veículo) e ao controle do veículo, mesmo em velocidades maiores.
Indubitavelmente, o sistema de freios de um veiculo constitui-se em uma das partes mais importantes e vitais, sendo ele o responsável por garante uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.
Para isso, ele converte a energia cinética em calor (na maioria dos freios a disco, os discos são ventilados). Este tipo de freio veicular funciona quando uma pressão hidráulica provoca o atrito das pastilhas de freio com as duas faces do disco metálico (tambor) que gira com a roda.
Qual a diferença entre o repositor e estoquista?
Como faço para calcular o trabalho realizado pelo gás?
Como lavar filtro novo de barro?
Como se chama a pessoa que trabalha com café?
O que não pode faltar na anotação de enfermagem?
Qual órgão fica abaixo do umbigo?
Qual a primeira letra da palavra?
Quais são as etapas da respiração aeróbica e onde ocorrem?
Como tirar potência da calculadora Casio?
Como é a estrutura do corpo dos cnidários?
Qual o cabo coaxial que a NET usa?
Qual o significado de uma reunião de família?
Como tirar uma pulseira de um relógio?
Como tirar fundo do texto copiado da internet?
Quais são as quebras de página do Excel?
Como os surdos são recebidos nos hospitais?
Como tirar a permissão para abrir um arquivo?