Os princípios dos sistemas pneumáticos são os mesmos dos hidráulicos, porém, eles transmitem energia utilizando um fluido gasoso ao invés de fluído liquido. Ar comprimido é geralmente o mais utilizado, mas nitrogênio ou outros gases inertes também podem ser escolhidos para aplicações especiais.
Quais Componentes Fazem Parte do Sistema Pneumático?
Os sistemas pneumáticos são elementos que transmitem energia a partir da pressão de um fluido gasoso como, por exemplo, o ar comprimido. O princípio de funcionamento é bastante semelhante ao do sistema hidráulico, sendo utilizado o fluido gasoso ao invés do fluido líquido. Além do ar comprimido, comumente o mais usado, ...
Além disso, sistemas de transporte pneumático podem ser adaptados a diferentes situações. Esse método de transporte é facilmente controlável, além disso, o sistema de transporte pneumático é ambientalmente mais confiável do que os demais, pois funciona com ciclos fechados, que evitam contaminação e dispersão de poeira no ambiente.
Como nos sistemas hidráulicos, o pneumático é capaz de reverter a direção instantaneamente, mas os componentes eletromecânicos, para serem rotacionados possuem um grande atraso. Outra vantagem é que ele permite a utilização de máquinas de vácuo para levantar e movimentar objetos.
Os atuadores pneumáticos geralmente consistem em um cilindro ou câmara e um gás pressurizado – normalmente ar comprimido. À medida que o ar se expande, uma diferença de pressão entre o interior da câmara e a pressão atmosférica natural faz com que o ar acumule energia.
Qual o elemento mais solúvel em água?
O que é controle de tração em carros?
Como saber se é um sal ou óxido?
Quando é preciso tomar a vacina imunoglobulina?
Como fazer limpeza de coturno?
Qual é a margem direita do rio?
O que é feito com as embalagens vazias de agrotóxicos?
Como saber qual é o lado direito e lado esquerdo do veículo?
Como saber qual o meu tipo de pegada no mouse?
O que é a parte especial do Código Civil?