O nó AS inicia e controla os impulsos para as contrações cardíacas. Através do nó SA o impulso se espalha ritmicamente ao miocárdio resultando em contração, chegando ao nó atrioventricular.
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.
CONTROLE AUTONÔMICO DA FUNÇÃO CARDÍACA Este sistema de inervação possui automaticidade, ou seja, não depende de estimulação nervosa externa para o seu funcionamento basal. Esta automaticidade se deve à capacidade das células cardíacas, especialmente as do nodo SA, de gerar potenciais de ação espontâneos.
Em geral, o local de maior automaticidade acaba assumindo o ritmo cardíaco, função normalmente desempenhada por estrutura denominada nó sinusal. Esse centro regulador do ritmo fica situado no átrio direito, na porção posterior, próximo à veia cava superior.
O coração tem um sistema próprio e inteligente de emissão e condução de eletricidade. É isso que o faz bater. Ocorre que essa rede pode entrar em parafuso. Em vez de a energia sair de um comando e seguir seu rumo, surgem pequenos circuitos elétricos nos átrios, as câmaras superiores do músculo cardíaco.
O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador.
Num cora- ção saudável, o nó sinusal gera estes pulsos. Por este motivo, ele é frequentemente chamado de marcapasso natural do coração. O nó sinu- sal causa a contração das câmaras cardíacas e, assim, proporciona um batimento cardíaco rítmico e regular. Cada pulso do nó sinusal deflagra uma contração nos átrios.
O automatismo cardíaco possui um grupo muito complexo e especializado de tecidos com funções precisas. Os três elementos anatômicos mais importantes nessa tarefa são: o nó sinusal, o nó atrioventricular e a rede de fibras de Purkinje, cujas principais características são descritas abaixo:
Sendo bem concebido, um automatismo : - Simplifica consideravelmente o trabalho do operador. - Elimina ao operador as tarefas complexas, perigosas, pesadas ou indesejadas. Quando o automatismo é aplicado a um processo industrial, também tem as seguintes vantagens : - Facilita as alterações aos processos de fabrico.
São compostas por células especializadas em conduzir o estímulo eléctrico rapidamente, e formam uma rede subendocárdica em os ventrículos, garantindo a despolarização simultânea 3. Chamamos sistema de condução cardíaco às estruturas que garantam a geração e transmissão dos impulsos elétricos no coração.
Alguns autores consideram cronotropismo e automatismo cardíaco como sinônimos fisiológicos. Somente organizações superiores têm essa característica. Os mamíferos e alguns répteis estão entre os seres vivos com automatismo cardíaco.
Quanto suporta a fita dupla face 3M?
Quando tomar iogurte proteico?
O que é juros na matemática financeira?
Quais as complicações das posições de Litotomia?
Como fazer um parecer jurídico exemplos?
Quais multa de trânsito pode ser convertida em advertência?
Qual veneno para matar mato na grama?
Como saber se estou perdendo líquido Amniotico na urina?
Que jornais impressos de outros estados circulam no Paraná?
Quais as três características que formam uma sociedade?
O que são as fontes histórica?
Como cortavam os cabelos antigamente?
O que poderá ser alegado pelo réu na contestação?
Qual a equação da parábola de foco F 4-0 e vértice v 2-0 )?
É possível perder quantos quilos em 2 meses?