O nó AS inicia e controla os impulsos para as contrações cardíacas. Através do nó SA o impulso se espalha ritmicamente ao miocárdio resultando em contração, chegando ao nó atrioventricular.
O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.
CONTROLE AUTONÔMICO DA FUNÇÃO CARDÍACA Este sistema de inervação possui automaticidade, ou seja, não depende de estimulação nervosa externa para o seu funcionamento basal. Esta automaticidade se deve à capacidade das células cardíacas, especialmente as do nodo SA, de gerar potenciais de ação espontâneos.
Em geral, o local de maior automaticidade acaba assumindo o ritmo cardíaco, função normalmente desempenhada por estrutura denominada nó sinusal. Esse centro regulador do ritmo fica situado no átrio direito, na porção posterior, próximo à veia cava superior.
O coração tem um sistema próprio e inteligente de emissão e condução de eletricidade. É isso que o faz bater. Ocorre que essa rede pode entrar em parafuso. Em vez de a energia sair de um comando e seguir seu rumo, surgem pequenos circuitos elétricos nos átrios, as câmaras superiores do músculo cardíaco.
O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador.
Num cora- ção saudável, o nó sinusal gera estes pulsos. Por este motivo, ele é frequentemente chamado de marcapasso natural do coração. O nó sinu- sal causa a contração das câmaras cardíacas e, assim, proporciona um batimento cardíaco rítmico e regular. Cada pulso do nó sinusal deflagra uma contração nos átrios.
O automatismo cardíaco possui um grupo muito complexo e especializado de tecidos com funções precisas. Os três elementos anatômicos mais importantes nessa tarefa são: o nó sinusal, o nó atrioventricular e a rede de fibras de Purkinje, cujas principais características são descritas abaixo:
Sendo bem concebido, um automatismo : - Simplifica consideravelmente o trabalho do operador. - Elimina ao operador as tarefas complexas, perigosas, pesadas ou indesejadas. Quando o automatismo é aplicado a um processo industrial, também tem as seguintes vantagens : - Facilita as alterações aos processos de fabrico.
São compostas por células especializadas em conduzir o estímulo eléctrico rapidamente, e formam uma rede subendocárdica em os ventrículos, garantindo a despolarização simultânea 3. Chamamos sistema de condução cardíaco às estruturas que garantam a geração e transmissão dos impulsos elétricos no coração.
Alguns autores consideram cronotropismo e automatismo cardíaco como sinônimos fisiológicos. Somente organizações superiores têm essa característica. Os mamíferos e alguns répteis estão entre os seres vivos com automatismo cardíaco.
Quais são os métodos de análise quantitativa?
Como se escreve crush de namorado?
Com quantas semanas um bebe pode nascer?
O que significa um caroço na perna?
Quanto maior a constante de acidez maior?
Qual Banana solta o intestino?
Para que serve o Windows Aero?
Qual a principal característica da linguagem não literária?
Qual o sentido que nos faz sentir o cheiro?
É normal perder 5 kg em um mês?
Qual a forma correta de lavar as frutas?
O que relações internacionais?
Como atualizar o nível de tinta da impressora HP?
Pode tomar chá de canela com 37 semanas?
Como iniciar uma conversa com uma paquera no Instagram?
Como conservar a cenoura em hortifruti?
Qual a diferença entre autônomo e Microempreendedor Individual?