A radiologia digital é uma técnica alternativa à tradicional radiografia odontológica que dispensa películas radiográficas, pois a captação da imagem acontece pelo tubo de raio-x e é enviada diretamente para um computador.
A radiografia digital captura a imagem e exibe no monitor em aproximadamente 5 segundos. A radiografia digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao raio-x convencional. A radiografia digital não utiliza produtos químicos, tóxicos ao meio ambiente, para o processamento das imagens.
Assim, podemos classificar esse tipo de exame radiográfico em CR, que é a radiologia digital indireta ou computadorizada, e a DR, radiologia digital direta.
Para a radiografia convencional, um feixe de raios X é gerado e passado através do paciente para um pedaço de filme ou um detector de radiação, produzindo uma imagem. A radiografia convencional é a mesma até hoje desde o momento do seu surgimento.
Entre as vantagens desse sistema estão: Rapidez na aquisição da imagem, agilizando o atendimento dos pacientes1-3; Redução da exposição do paciente à radiação X1-3, desde que as radiografias não precisem ser repetidas várias vezes por erro da técnica2; Menor contaminação do meio ambiente devido à eliminação das ...
Radiologia digital e convencional: Vantagens, desvantagens e diferenças
Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo. Permite uma visualização rápida dos órgãos examinados. As radiografias são relativamente baratas quando comparadas, por exemplo, à tomografia ou à ressonância magnética .
Entendido o básico sobre como funciona radiologia digital, vamos avançar sobre os seus diferentes formatos. A radiologia computadorizada marca a primeira versão do que se conhece como digital, sendo também a antecessora da tecnologia que passa a ser predominante.
A radiologia digital possui muitas vantagens em relação a convencional. Algumas dessas vantagens são: Os exames ficam com mais definição, nitidez, contraste e possuem maior diferenciação de densidade; Os pacientes e radiologistas ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde; Os exames ficam prontos imediatamente.
Como já comentei em tópico anterior, podemos resumir a diferença entre a radiologia convencional e a digital quanto ao método utilizado no processo. Mas vale pontuar de forma mais clara o que muda entre elas, até porque isso nos ajuda a compreender melhor como funciona a radiologia digital. Observe, então, a tabela abaixo.
Os equipamentos de raios x digitais também possuem a enorme vantagem de agilizar o dia a dia dos profissionais. Como as imagens ficam prontas na hora, é possível emitir o laudo para um médico remoto ou imprimi-las imediatamente para uso interno. Assim é possível diagnosticar o paciente e iniciar o tratamento rapidamente.
Como upar personagem no Free Fire?
Como fazer fisioterapia para o pé?
Como usar o mesmo ar condicionado em dois ambientes?
Como a pessoa que tem astigmatismo enxerga?
Como fazer funcionar o controle Ipega em qualquer jogo?
O que é melhor para untar a forma?
Qual o BEm deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual independentemente do valor de aquisição?
Em que situações usamos os números decimais?
Como ser participativo no trabalho?
Como jogar UNO online com os amigos no PC?
Quanto tempo o Colidis faz efeito?
O que fazer quando se é sozinha mãe solteira?
O que é ser flexível no relacionamento?