A radiologia digital é uma técnica alternativa à tradicional radiografia odontológica que dispensa películas radiográficas, pois a captação da imagem acontece pelo tubo de raio-x e é enviada diretamente para um computador.
A radiografia digital captura a imagem e exibe no monitor em aproximadamente 5 segundos. A radiografia digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao raio-x convencional. A radiografia digital não utiliza produtos químicos, tóxicos ao meio ambiente, para o processamento das imagens.
Assim, podemos classificar esse tipo de exame radiográfico em CR, que é a radiologia digital indireta ou computadorizada, e a DR, radiologia digital direta.
Para a radiografia convencional, um feixe de raios X é gerado e passado através do paciente para um pedaço de filme ou um detector de radiação, produzindo uma imagem. A radiografia convencional é a mesma até hoje desde o momento do seu surgimento.
Entre as vantagens desse sistema estão: Rapidez na aquisição da imagem, agilizando o atendimento dos pacientes1-3; Redução da exposição do paciente à radiação X1-3, desde que as radiografias não precisem ser repetidas várias vezes por erro da técnica2; Menor contaminação do meio ambiente devido à eliminação das ...
Radiologia digital e convencional: Vantagens, desvantagens e diferenças
Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo. Permite uma visualização rápida dos órgãos examinados. As radiografias são relativamente baratas quando comparadas, por exemplo, à tomografia ou à ressonância magnética .
Entendido o básico sobre como funciona radiologia digital, vamos avançar sobre os seus diferentes formatos. A radiologia computadorizada marca a primeira versão do que se conhece como digital, sendo também a antecessora da tecnologia que passa a ser predominante.
A radiologia digital possui muitas vantagens em relação a convencional. Algumas dessas vantagens são: Os exames ficam com mais definição, nitidez, contraste e possuem maior diferenciação de densidade; Os pacientes e radiologistas ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde; Os exames ficam prontos imediatamente.
Como já comentei em tópico anterior, podemos resumir a diferença entre a radiologia convencional e a digital quanto ao método utilizado no processo. Mas vale pontuar de forma mais clara o que muda entre elas, até porque isso nos ajuda a compreender melhor como funciona a radiologia digital. Observe, então, a tabela abaixo.
Os equipamentos de raios x digitais também possuem a enorme vantagem de agilizar o dia a dia dos profissionais. Como as imagens ficam prontas na hora, é possível emitir o laudo para um médico remoto ou imprimi-las imediatamente para uso interno. Assim é possível diagnosticar o paciente e iniciar o tratamento rapidamente.
Quantos Yakults pode tomar por dia?
Como sair de uma página no computador?
Como elaborar uma pergunta para uma pessoa criativa?
É normal ter a mama direita maior que a esquerda?
O que significa divisão dicotômica?
Quais são as medidas socioeducativas em meio fechado?
Como se chama o profissional de vendas?
Quais os sintomas de energia negativa?
Como ocorre o processo da fotossíntese nas plantas?
O que que é transporte fluvial?
Quantos dentes é normal uma pessoa ter na boca?
Quais as principais consequência da apropriação cultural?
Qual porcentagem ideal de vitamina D?
Como faço para cancelar assinatura do jornal O Globo?
Qual a divisão da sociedade da Mesopotâmia?
O que é que o tatuzinho de jardim come?